sexta-feira, setembro 23, 2016

Kefir - a bebida Sagrada

Kefir, que vem do turco "keif", significa "bem-estar" ou "bem-viver" .

Resultado de imagem para kefir

Trata-se de um probiótico natural, isto é, contém bactérias vivas (como o iogurte e o leite fermentado). Ele estimula a proliferação de bactérias benéficas ao invés das prejudiciais ao organismo, equilibrando, assim, a flora intestinal. Originário do Cáucaso, surgiu há cerca de 4 mil anos. Normalmente a bebida fica imersa em leite, mas também há o Kefir de água. Eu atualmente uso o de água e acho realmente muito bom, podendo misturá-lo em sucos, com limão, etc. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne doenças cardíacas e o câncer, também retarda o envelhecimento, é especialmente bom na digestão e funcionamento dos intestinos, auxiliando também no figado, e portanto no aparelho digestivo como um todo, além de diminuir a ansiedade e a depressão.

Mas, segundo a tradição, os caucasianos dizem ter recebido os grãos do profeta Maomé, que por sua vez os recebeu de Alá, e assim transmitem de geração em geração, o que explica ter recebido também o nome de “milho do profeta”, em alusão a Maomé. Em adição, o livro bíblico de Êxodo descreve um produto com características semelhante ao kefir, denominado de maná, o mesmo é descrito como um alimento produzido milagrosamente, sendo fornecido por Deus ao povo Israelita, liderado por Moisés, durante sua estada no deserto rumo à terra prometida. Ainda segundo a Bíblia, após a evaporação, aparecia uma coisa miúda, flocosa, de cor branca, descrito como uma semente de coentro, que lembrava pequenas pérolas (SANTOS, F. L et al., 2013).

Por este motivo o Kefir não pode ser vendido, mas somente doado. Achei o meu através de uma comunidade no Facebook "KEFIR RECIFE", mas certamente há dessas pelo resto do Brasil também. Tenho certeza que se você se conectar e pedir ao Kosmos/Deus ele chegará a você.

Ainda, segundo o Wikipedia:
"Recentemente o Instituto Max Planck de Biologia Molecular e Genética, da Alemanha, analisou algumas peças descobertas no complexo de Tumbas de Xiaohe (na China) e constatou serem blocos de queijo, sendo assim, considerados os queijos mais antigos da humanidade descobertos até o momento e datados de 1.650 anos A.c.[5] e que foram produzidos a partir da fermentação do kefir e com esta constatação de que o processo foi utilizado no segundo milênio antes de Cristo, significa que este é o método de fermentação mais antigo conhecido."


Resultado de imagem

COMO MANUSEAR:
• não deixar em contato com alumínio
• guardar em vidro (evitar plásticos)
• a água deve ser trocada todo dia, coando-se e guardando em outro recipiente (de preferência também de vidro
• pode-se usar 1cs de melado de engenho ou açúcar mascavo e também de vez em quando pode-se adicionar 1 ou 2 uvas-passas (e retirar o resíduo após no máx. 3 dias)
• não tampar o recipiente inicial pois pode explodir (depois de coado pode tampar)
• depois de "pronto" (depois de 1 dia e coado) pode guardar em geladeira
• se quiser pode trocar a água de 2 em 2 dias, bastando por na geladeira, o que retardará sua procriação
• caso vá viajar e não tenha quem ficar cuidando pode-se congelá-los; ouvi dizer que sobrevivem até 3 meses assim

Também achei esse site muito legal ensinando a manuseá-lo
http://www.temperando.com/2016/04/kefir-manual-basico/


Kefir-alimento-probiótico-blog-da-mimis-michelle-franzoni-postok

Espero que tenham curtido!

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário