quarta-feira, junho 08, 2016

Jejum

jejum
substantivo masculino
1                              1privação parcial ou total de alimentos, durante um certo tempo.
2                              2p.ext. estado de quem não come desde o dia anterior.
"acordou tarde e saiu em j."

Muitas religiões usam o jejum, isto é, o ato de abster-se de se ingerir alimentos por um certo período de tempo. Algumas, semanalmente, outras, em certos dias do ano. Seja como for, essa prática milenar desperta curiosidade e merece um olhar especial, seja com o intuito de Cura ou aproximação do divino. Os antigos, sabendo dessa enorme fonte de Cura, diziam "se a doença não cura com jejum, então realmente é incurável". Não posso afirmar essa frase, mas com muito do que li tenho ideia que seja no mínimo 80% verdade (a não ser em casos já prolongados da própria doença).

Um grupo de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), EUA, descobriram que o jejum é uma maravilhosa forma de restaurar o sistema imunológico, melhorando a saúde em geral. A pesquisa também mostrou que o jejum destroi células danificadas e faz com que novas células nasçam. Isso significa um sistema imunológico completamente renovado. E, depois que o jejum termina, o corpo começa a gerar novas células sanguíneas, fazendo com que os nutrientes comecem a fluir novamente. Isso é ótimo para pessoas que tiveram câncer ou doenças que debilitaram o organismo em geral. 


“Se você estiver com o sistema imunológico severamente fragilizado por fatores como quimioterapia ou envelhecimento, os ciclos de jejum podem literalmente criar um novo sistema imunológico”, disse o professor de ciências biológicas Valter Longo.


"Nós não sabíamos que o jejum prolongado tem o notável efeito de promover a regeneração do sistema hematopoiético baseado em células-tronco”, declarou o cientista. “Quando você se priva de alimentos, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que você pode fazer para economizar energia é reciclar muitas células do sistema imunológico que não são necessários, especialmente aquelas que podem estar danificadas”, disse o professor Longo.

“O que eu comecei a notar no trabalho com animais e seres humanos é que os glóbulos brancos diminuem com o jejum prolongado. Então, quando você volta a se alimentar, as células do sangue retornam”. E o principal: elas retornam completamente renovadas, com muito mais vigor.


Nesse sentido, percebe-se que o jejum, prática também instintivamente utilizada por animais quando estão doentes, é uma forma do corpo restabelecer sua saúde, perdida ou danificada pela doença, tratamento quimioterápico ou idade.
O Dr. Albert Ehret aconselha jejuns do desjejum inicialmente, isto é, começar cortando o café da manhã primeiro para depois fazer o jejum de 1, 2 ou 3 dias, 1 semana... Ele recomenda que primeiro comece-se cortando os sólidos do desjejum (café-da-manhã), podendo tomar o que normalmente se toma nesse horário (inclusive café), mas não os sólidos. Em seguida, trocar por suco de vegetais vivos (suco verde, de tomate) e depois definitivamente pular o café da manhã. Ele pontua, ainda, que somente com esse jejum matinal (sem contar com o tempo que se passa dormindo, ou seja, na verdade são cerca de 12 horas), em pouco tempo o organismo já será outro! Desse modo, com cerca de 1 mês praticando esse jejum, você já notará incríveis diferenças!
Com o corpo já acostumado (não precisa ser 1 mês, mas no mínimo 1 semana), pode-se passar ao jejum de 1 dia. Pode-se fazer até 1 dia de jejum por semana, de modo saudável ou um jejum de 3 dias a cada 3 meses. O Dr. Albert Ehret aconselha um jejum de até 8 dias 1 vez por ano para restabelecimento completo do organismo. Se não conseguir, aconselho fazer o de 3 dias a cada 3 meses. Contudo, também acho legal, pelas minhas pesquisas, fazer um jejum de um dia a cada quinzena, ou seja, de 15 em 15 dias separar um dia para fazer um jejum, e uma vez a cada 3 meses o de 3 dias. Com a Modernidade, ingerimos muitas toxinas, seja nos alimentos industrializados, seja nas próprias frutas e verduras que normalmente chegam a nossa mesa, com aditivos químicos e agrotóxicos. Com o jejum, ajudamos nosso corpo a colocá-los pra fora.
Se você tem alguma doença e está tratando, o médico naturopata Vilberto A. Felipe aconselha os jejuns matinais + um jejum completo (1 dia) 1 vez por semana, colocando que em cerca de 6 meses fazendo-o, o organismo certamente estará curado!
Dr. Yum, médico especialista em jejum, coloca alguns efeitos em quem jejua, são eles:

a) Na Mente:


1. permite entendimento rápido e profundo

2. aumenta a força de memória

3. fortalece a vontade

4. aumenta a capacidade total da mente

5. dá coragem

6. conduz ao desprezo da avareza e do luxo

7. aumenta a autoconfiança

8. alarga a visão de mundo

9. fortifica a vontade de trabalhar e pesquisar


b) No Físico

1. aumenta a saúde geral

2. renova a constituição corporal

3. elimina a neurose e o stress

4. rejuvenesce e aumenta a energia do corpo

5. possibilita vida mais longa

6. diminui a obesidade

7. se a pessoa é magra, passa a engordar

8. elimina o cansaço

9. aumenta o gosto por qualquer alimentação

10. aumenta a satisfação entre os casais

11. mantém neutra a constituição corporal (pH = 7,4)

12. previne doenças como o câncer, diabetes, etc.


c) No Espírito

1. faz compreender melhor a providência da Natureza

2. aumenta a fé em Deus

Durante todo o jejum, pode-se tomar água e água de coco, além de suco de limão (limonada), mas não em grande quantidade se realmente quiser dar um descanso ao organismo. Quando terminar o jejum, opte por alimentos vivos, frutas e sucos, principalmente as frutas não muito doces e os sucos sem muita informação! As tâmaras não são recomendadas de modo algum, principalmente aos onívoros, pois fermenta no organismo, podendo levar à morte!!

Para jejuns de mais dias do que 8, aconselho um acompanhamento médico, principalmente no que tanje ao que se for comer no desjejum, pois o organismo estará muito delicado, portanto todo cuidado é pouco!


Mateus 6:16-18 declara: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.


Espero ter ajudado!!

Namaste!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário