Uma pequena reflexão...
Um garoto segurava em suas mãos duas maçãs. Seu pai se aproximou e lhe pediu com um belo sorriso: "filho, você poderia dar uma de suas maçãs para o papai?" O menino levanta os olhos para seu pai durante alguns segundos, e morde subitamente uma das maçãs e logo em seguida a outra. O pai sente seu rosto se esfriar e perde o sorriso. Ele tenta não mostrar sua decepção quando seu filho lhe dá uma de suas maçãs mordidas. O pequeno olha para seu pai com um sorriso de anjo e diz: "É essa a mais doce, papai."
★Retarde sempre o seu julgamento sobre as pessoas. Dê aos outros o privilégio de poder se explicar...★
★...Mesmo que a ação pareça errada, o motivo pode ser bom!★
Nem tudo o que parece o é, não é verdade? (Quem tem Aquário forte no Mapa Astral que o diga, hahahah)
Nesse sentido, sejamos empáticos, então!
Ser empático é estabelecer uma conexão emocional com a pessoa, e através do não-julgamento, aceitar os pensamentos do outro ou sua maneira de agir, entendendo-nas como fruto da vida do sujeito, suas experiências de vida, traumas, bloqueios, etc. E jamais achar que o seu jeito de pensar é o certo, correto ou 100% Verdade (pois esta só a de Deus, ou de Jesus, a quem foi autorizado o julgamento em sEu nome).
Nossos olhos são espelhos! O que significa isso?
«Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, trasbordando, vos porão no regaço; porque à medida de que usais, dessa tornarão a usar convosco. Propôs-lhes também uma parábola: Porventura pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no barranco? O discípulo não é mais que seu mestre; mas todo o discípulo quando for bem instruído, será como seu mestre. Por que vês o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu? Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.» (Lucas 6:41-42) |
Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?
Nossos olhos veem o que temos em nós, simplesmente porque são espelhos... Temos a História da Humanidade em nós e vemos o ladrão no outro, o Bem e o Mal porque temos em nós, reconhecemos a energia, mas quando julgamos estamos condenando o outro pelo que faz, deixando de perceber que já fizemos aquilo também, seja nessa Vida ou em outra... Quem garante que nossa alma tem 2000 anos e a do nosso próximo, a quem julgamos, por exemplo, 800 anos. Estaríamos julgando-no mesmo tendo aprendido mais "tarde" que ele sobre o mesmo fato!!! Estamos julgando-nos muito mais, não?
Na passagem acima, em Lucas 6:41-42, coloca-se "hipócrita" sobre o que julga, e o que é hipocrisia senão condenar o outro pelo que se faz? Nesse sentido percebe-se, que na verdade, você que julga não só fez o que está a condenar como FAZ, ainda!!!! Pois, tiremos a trave do nosso olho para, então, tirar o cisco do olho de nosso irmão.
Assim seja.
Algumas considerações bíblicas a mais sobre julgamentos...
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?
Tiago 4:11-12
Tiago 4:11-12
Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, as minhas decisões são verdadeiras, porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou.
João 8:15-16
João 8:15-16
"O Mundo está repleto de espelhos.Tenha cuidado ao olhar, pois os olhos são as janelas da alma. Não se espante ao ver seu reflexo."
Rafael Azoth
Namaste!
Nenhum comentário:
Postar um comentário