domingo, fevereiro 19, 2017

O que aprendi em 2 anos de Vegetarianismo + receitinhas básicas do dia-a-dia

Quero dizer primeiro como virei vegetariana, que realmente poderia dizer que foi DO NADA.



Ou não né kkkkk sei lá, mas pra mim foi bem assim, repentino!

Então...

Eu tava em um Festival chamado Ressonar, que acontece na Chapada Diamantina, à Lua Cheia de janeiro! É um evento de União, Música, Arte & Consciência, onde diversas pessoas se reúnem para compartilhar, ouvir música legal (bandinhas autorais, chill out e djs), curtir a Natureza e simplesmenta estar, consigo, com os amigos, ressonando... Ressonar... ! Eu especialmente adoro Festivais porque são um ambiente colorido, de artes várias e pessoas diferentes! Nos Festivais você vê que tem de tudo no mundo!

Logo quando cheguei me deparei com umas cantinas feitas BEM roots (rústico) mesmo, feitas com madeira, umas velas, mimos, mandalas feitas com pincel, tudo bem delicado, tudo com muito amor. Cores, desenhos, coisas que juntas somam o Todo e é lindo, encantador..! Mesmo não tendo nada de muito ornamentado nem essas coisas... isso que era o Belo... o simples... E algo que reparei na hora: quase todos que eu conectei eram 100% vegetarianos!

NOoOoOssa......

Aquilo me tocou muito.. Fiquei pensando: nossa, eu nunca nem pensei em ser vegetariana, adoro animais (tenho amor por eles) mas isso nunca me tocou a ficar 30 segundos em pensamento sobre a questão nem nada, mas.................... simplesmente ali eu vi que DAVA. Tinha altas opções de comidinhas com grãos, sementes (girassol eu vi d+ lá) e eu fiquei encantada com aquilo, com a possibilidade...!

E aí virei vegetariana......


WOW!!



E posso dizer: foi a melhor coisa que fiz na Vida! Você pode parar pra pensar: ah, mas uma pessoa não faz nenhuma diferença! Claro que faz, e ao fim do texto coloco uns números pra que se perceba melhor, mas "just saying", em 1 ano o vegano poupa 1,8 TONELADAS DE CO2, o que não posso parar de perceber que é MUITO, mas não fora isso, o Veganismo/Vegetarianismo é muito mais que "deixar de comer animais", mas não PRECISAR deles! Somos Seres Humanos por termos capacidade de pensar e com nossa tecnologia atual já não precisamos dos bichinhos como material (transporte, matéria-prima nem muito menos como cobaias em testes de animais) e nem como único meio de boa nutrição (inclusive há provas de que nem saudáveis à nossa saúde os bichinhos são!), então

POR QUE NÃO?



voltando à história de como virei vegetariana....

Daí depois que acabou o Festival - e durante ele permaneci vegetariana mas sem acreditar muito, apenas sentindo, sendo)- virei vegetariana, mas não antes de comer mais uma vez - sem culpa alguma - um frango... (foi até uma coisa engraçada porque eu tinha pedido um prato vegetariano e a amiga de meu amigo me ofereceu seu frango porque não queria mais, e aceitei sem pensar muito, então) comi e quando aquilo desceu eu vi que não era aquilo. Era pesado. Desceu como um tijolo! Vi que não precisava. Que não queria mais. E assim foi. E assim É, e que assim seja!

Após isso cheguei em casa contando a novidade e ninguém acreditou muito... hehehe... Mas ok..


Depois disso minha mãe começou a inventar umas coisas "pra me nutrir" tipo fazer um mix de vegetais etc mas eu não procurei muito sobre alimentação à época, sobre como me nutrir realmente, sobre como se alimentar bem e aí por eu ter falta de ferro antes de me tornar vegetariana, potencializou.


Com isso eu tive que fazer uma revolução mental do que é COMER, de como fazer meu prato (nunca tinha cozinhado antes - a não ser ovo, brigadeiro e bolos, não sabia fazer nem arroz!), de como me virar na cozinha! Aprendi que o vegetariano deve prestar bastante atenção à sua alimentação no sentido de consumir a maior quantidade de cores (normalmente presentes nas frutasverduras, legumes e raízes) possível: uma forma eficiente são os sucos nos lanches e café da manhã e nas verduras & hortaliças à hora do almoço! No meu prato de almoço aprendi a comer 50% de grãos e 50% de legumes (couve gratinada no azeite, repolho no óleo de coco + damascos em mini pedacinhos, jerimum + castanha-do-pará picada ou moída, acelga ao shoyu no forno com tomates, cenoura, berinjela & verdurinhas, etc) e verduras (rúcula eu gosto bastante, espinafre).

Também os germinados são uma fonte muito rica de nutrientes e a culinária crua uma ótima forma de manter a saúde (um bom começo sobre o crudivorismo é o livro Lugar de Médico É Na Cozinha, de Alberto Peribanez Gonzalez, ele dá um norte incrível sobre alimentação sadia, passando pela História e seus aspectos + ciência; para vê-lo em PDF clique aqui!).



RECEITA PARA ANEMIA
- espreme-se uma beterraba, recolhe seu suco e coloca em igual quantidade de suco de laranja (1/2 quantidade de beterraba + 1/2 quantidade de laranja) e toma por 9 dias de cada mês até ficar bom (cerca de 5 meses)!


Afora isso, muitos me perguntam se eu não sinto vontade NUNCA de comer carne... Amigos, mentiria se dissesse que NUNCA tenho, mas é bem raro. Desde que eu tive o insight na Bahia eu passei a enxergar a carne não como um alimento, mas como um vício, algo que não é de comer mas a gente quer, tem vontade. No dia a dia sendo bem honesta eu não tenho nem vontade de comer e hoje consigo enxergar que antes comia (a carne) porque ela tava ali. Na real eu comia sempre aquela coisa "arroz, purê, feijão e carne" porque "era o que tinha, o que se comia, o que minha vó fazia", sendo que eu não achava a carne essa delícia (não aquela carne normal de todo dia, já a picanha gostava bastante, mas não era o de todo dia sabe? Minha mãe nem teria dinheiro pra isso rsrs) e hoje eu penso que não vale à pena uma picanha sangrenta todo dia à custo de animais que sofreram E SOFREM.

Então hoje quando eu não como aquela carne que eu comia mais por costume, eu não sinto falta, mas posso dizer que sou BEM mais feliz assim. Além do mais eu tô sempre provando novos sabores e vivendo essa arte que é a culinária! 

No mais, a gente pensa que a carne não muda nada na nossa aura, na nossa energia vital, mas muda SIM gente! Imagina o quanto de desarmonia não entra no nosso corpo fruto do ESTUPRO de vacas para gerar o leite, por exemplo (sim amigos, vocês pensam que a vaca namora o boizinho é? Pois digo que em vez disso na maioria das vezes colocam o sémen de um boi que tenha uma boa genética, então imaginem, colocamos a energia do estupro em nossos corpos ao ingerir esse alimento!) e também gerar novas vaquinhas e boizinhos pra morrer, também consumimos a energia do ABANDONO (o boi que nasce para a vaca continuar gerando leite - sim gente a vaca só dá leite quando está grávida e/ou até 1 ano e 8 meses do filhote; as vacas são permanentemente engravidadas para continuar dando leite, então e também se sentem FURTADAS quando seu filho, 24 horas depois do parto é tirado de junto de si). Consumimos a energia da TRISTEZA (imaginem os porquinhos e as vaquinhas o quão não sofrem de tristeza de ter que viver muitas vezes presos - maioria pois 70% do pasto brasileiro é criado preso, já o dos porcos não tenho certeza mas creio não ser muito diferente) , do MEDO (elas ficam cerca de 5 horas na fila do açoite enquanto vê/ouve outras sendo abatidas - e quando chegam a sua vez CHORAM, ESPERNEIAM E FICAM EM PÂNICO (há vídeos de vacas tentando fugir do abate) (tudo isso vêm impresso na carne que você come), sem contar o STRESS a que esses animais são submetidos e vivem TODOS OS DIAS.


Nesse sentido, a prática budista vê o vegetarianismo como a diminuição do sofrimento no mundo (e a da própria pessoa, ao perceber o seu karma, o sofrimento que causa em outrem), contudo se o budista mendiga comida e oferecem-no carne ou está em uma casa onde é oferecido este alimento, ele comerá sem nada dizer. fazem isso pois não querem manter uma mente com pensamentos de que se é superior por comer ou não comer a carne, mas fazem por VER/não querer para si nem para o outro.


Não faças a ninguém o que não queres que te façam.
(Tito, 4,15)


Assim, quando se fica sem comer carne por um tempo se percebe que vivemos SIM sem e que na verdade é muito melhor. Digo isso não só pela minha experiência, mas a partir de outros relatos inclusive de um amigo não-vegetariano que passou 1 semana vegetariano e me compartilhou que sua energia estava bem mais elevada e com uma disposição infinita comparada ao seu "natural".


Hoje me sinto bem mais leve, muito mais conecta com o meu Mundo internno e com o Mundo que Vejo, comigo mesma, com meu Eu Superior, sinto que muito da minha energia mudou e me sinto LIMPA, como se acabasse de sair do banho. Desde lá (2 anos atrás, onde tudo começou) muito em minha vida mudou e muita coisa chegou, muito aprendizado, mais do que em qualquer época da minha vida, posso dizer - a entender que eu nunca passei da fase dos por quês, estou sempre aprendendo, mas NADA COMPARADO. Não tenho como deixar de ligar toda essa mudança ao vegetarianismo, que com toda certeza deixou meu corpo físico muito menos denso, possibilitando essas chegadas (vide jejum, que também é um meio legal de desintoxicação - você pode ler mais sobre aqui e aqui)!

Nesse sentido, A questão, na verdade, não é comer 1 ou 2 ou 3 vezes ao ano ou ao mês um pedaço de carne, mas o que a gente (vegetariano) já faz ao Mundo sem comer carne, sem obrigar a Terra a ceder espaços de florestas para o "plantio" de gado, que só faz poluir o Meio (40% dos gases de efeito estufa são advindos dos puns das vacas, enquanto todo o transporte do mundo não gera 20% da emissão total!!!!!!!!!!!!!!!!!). Ou seja, se você tem vontade de se tornar vegetariano e tem medo de não SEMPRE conseguir, não tema! É normal e como humanos estamos aprendendo ainda a Ser os deuses que somos (sim, se somos feitos à imagem E SEMELHANÇA de Deus, somos deuses), mas cada vez mais você mesmo não vai querer, seu organismo rejeitará e você a cada vez que comer sentirá que o seu vegetarianismo está fortalecido, e que isso é um deslize, uma tentação, apenas!


No mais, muito me perguntam sobre a questão de comer fora, se não é difícil ser vegetariana na rua. Geralmente não é difícil a questão do almoço, normalmente tem muita opção à essa hora, principalmente nos bons restaurantes (arroz, feijão - normalmente tem uma opção ao menos sem carne no restaurante - salada, abóbora, batata frita, aipim, couve refogada, legumes, verduras etc), contudo até nos self-service mais baratinhos (sempre peço desconto por não ter carne no prato rsrs então normalmente um prato que é R$15 sai a R$10 e tal) eu me viro com o velho feijão, arroz, salada e verduras, às vezes abóbora e legumes também, isso quando é em cidade bem pequena, normalmente nos lugares de cidade "grande" ou em restaurantes de estrada melhorzinhos tem muita opção de verdura e legumes e nem sempre ponho salada até!!! No café da manhã,  como sou vegana, como frutas & um inhamezinho ou macaxeira com azeite salvam (no caso de quem come queijo sempre tem essa opção), já no jantar, quando se está na estrada e os restaurantes são mais precários, digamos, é mais difícil pois não vou querer jantar as mesmas frutas com raízes + azeite da manhã, então já ando com meu tahine (pasta de gergelim muito proteica e comum nos países árabes) e coloco ele em cima ou no pão e sou feliz =), e se eu for pra casa de algum amigo ou acampar já levo meu mel de alfarroba ou mel de engenho e misturo no tahine deixando qualquer tapioca ou pão MARA =) =) =) No mais, em restaurantes acabo me impressionando que cada vez mais há opções para veganos e vegetarianos, como cada vez mais noto a presença de cogumelos (como shiitake e shimeki, meus preferidos) nos pratos (seja em burguers ou pratos mais "arrumadinhos", "chiques" rsrs) formando um "vegan meal" (comida vegana) e me deixando feliz rsrs. Quando vou comer um macarrão (adoro spaguetti com molho de tomate), normalmente há opção vegana e em muitos restaurantes chineses há Yakisobas só com legumes - até no centrão da cidade já achei e fui feliz haha! E hoje nesses iFoods da vida há muitas hamburguerias com vegburguers disponíveis, o que é lindo! Ou seja gente isso é uma tendência do mundo, ainda mais com cada vez mais gente com alergia a lactose e até sem enzimas de digerir carne etc. No caso do dia-a-dia, com o tempo aprendi a levar pro rolê sempre algumas frutinhas e/ou misturas de frutinhas e sementes como nozes, castanhas, amêndoas, gojiberry, blueberry etc para casos de fome (sempre acontece rsrs)! No mais igual fumar maconha (por ser proibida) reúne os amigos, ser vegano também porque sempre rola de chamar o amigo para comer aquela coxinha veg mara que tem em algum canto da cidade hahahaha ou nos eventos de comida veg que você conhece gente legal + comida boa (e o melhor: karma free!)! =)))))))


Agora, alguns dados (a partir do incrível documentário Cowspiracy - O Segredo da Sustentabilidade <-- (link do Youtube)- também disponível na Netflix
|Para alimentar uma pessoa:
|vegana: é utilizado 1/6 de acre de terra
|vegetariana: 3x mais!!!! ou seja: 1/2 acre de terra
|onívora: 18x mais!!!!!!!!! ou seja, são necessários 3 ACRES DE TERRA (1 acre de terra = 4042m² ou seja 3 acres de terra = 12126m² ou 12km de terra +/-) PARA ALIMENTAR UMA PESSOA QUE COME CARNE & DERIVADOS (leite, queijos, iogurtes, ovos, presuntos)

Economiza-se sendo vegano:
POR DIA:
+ de 4 mil LITROS de água
+ de 20KG DE GRÃOS (quantas pessoas poderiam ser alimentadas????)
+ de 4,5KG DE CO2
+ de 3m² de FLORESTA 


1 vaca come cerca de 66kg de ração/dia!


>>>>EM UM ANO O VEGANO POUPA 1,8 TONELADAS DE CO2<<<<<<


Ademais, o gado é o principal emissor de metano e principal responsável pelo aquecimento global e maior consumidor dos recursos hidráulicos E AGRÍCOLAS. 


Para 1 hambúrguer = 2 meses de banho em água (!!!!!!!!!!!!!)


91% DA DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA FORAM PARA A CRIAÇÃO DE GADO



A seguir mostro algumas marcas no Brasil e no mundo que testam e não testam em animais!!!! Vegetarianismo é TUDO minha gente, é querer que o outro não tenha que sofrer por causa de mim!


E quando se pensa que é necessário haver testes de cosméticos em animais, eu digo que NÃO, pois já existem tecidos muito parecidos com os de humanos onde a semelhança com o nosso é muito grande, e a confiança nos testes de animais é de apenas 60%, ou seja, se o objeto testado funcionou no animal ainda faltam 40% de chance de o resultado não ser nada parecido com o teste em humanos que logo depois há a obrigação de ser feito para que haja uma noção CLARA do que será dado às pessoas. Então, o que falta é o INTERESSE de utilizar esses novos materiais, pois já se percebeu que são bem mais eficientes, inclusive.









Uma das melhores coisas que o Ser Humano inventou, pra mim, foi o BOICOTE! Nos utilizemos dessa força e NÃO demos audiência à esses torturadores!!!!!! Não os paguemos, não os incentivemos a partir de nossos atos (compras) que eles se verão obrigados a "seguir a moda" e ir com o fluxo que o consumo pede: o do amor para com os animais, nossos próximos que às vezes não vemos.


Abaixo passo algumas receitinhas do meu dia-a-dia, todas veganas!!! Espero que gostem =)

VITAMINA NUTRACÊUTICA
• 3 folhas de couve ou folhas verdes (escarola/xicória/couve-flor/caruru)
cor verde: fígado + vesícula biliar
• gengibre
• frutas (especialmente carnaginosas: caju, mamão, melão)
• 1 tipo de legume (cenoura, pepino)
• rama da cenoura
• água de coco ou água

bater e coar, depois:

• 1cs (colher de sopa) de óleo de coco (proporciona saciedade incrível)
• frutas (especialmente carnaginosas: caju, mamão, melão)

após bater as verduras e a maçã (opcional mas adocica o suco, deixa mais gostoso! - OBS: caso a maçã nao seja orgânica, a casca deve ser retirada!) e coar com um voal adicionar o óleo de coco e bater novamente para integrar bem, podendo adicionar as outras frutas carnaginosas sem coar (exceto a maçã, que se colocada deve ser coada)!!

FICA UMA DELÍIIIIIICIA-MOR, sou apaixonada-mor.

Aprendi essa receita com uma mulher que é nutróloga no VEGFest 2015; ela diz que todos deviam fazer todo dia de manhã, tomando 250mL a princípio e no meio da manhã os outros 250mL totalizando 500mL. Não precisa tomar café da manhã e pode-se ficar até o almoço só com ele. Testei e comprovei ok??? E sou dessas que COME, hehehe, mas ele sacia mesmo, o óleo de coco é incrível, dá uma textura aveludada ma-ra-vi-lho-sa! Não deixem de colocar em todo suco rs.


SUCO VERDE 
• 1 mão (punhado) de sementes de girassol germinadas (deixar de molho na água por 8h)
• 3 folhas de couve ou rama de cenoura ou folha de beterraba ou escarola ou folha de brócolis ou de couve-flor)
• 2 maçãs com casca e sem semente
• 1 pepino médio ou cenoura
• 3 ramas de capim-limão, erva-cidreira ou hortelã
• 1 pedaço pequeno de gengibre

opcional: 1/2 xícara de legumes picados como abóbora ou chuchu

bater tudo e coar!


SUCO VERDE 2
• 2 xícaras de água ou água de coco
•  1 ou 


SUCO-RECEITA-DE-VÓ-QUE-AMO 
• 1 cenoura
• 1 beterraba
• 3 laranjas

só bater e coar! É ótimo para mulheres durante a menstruação pela grande quantidade de Ferro, além de ser uma DELIIIICIA, é válido para todos os dias!



HOMMUS TAHINE 
original:
• grão-de-bico cozido
• tahine integral (umas 2cs pra cada xícara e meia de grão-de-bico)
• sumo do limão (+/- 1 colher de sopa para cada xícara e meia de grão de bico)
• azeite (umas 2cs pra cada xícara e meia de grão-de-bico)
• pimenta-do-reino + pimenta malagueta em conserva
• cominho à gosto
• sal à gosto
• alho

opções:
com ervas:
• coentro
• cebolinha
• alho-poró
• zaatar (temperinho árabe)

Bater com a água do cozimento do grão-de-bico e servir!!


MELHOR-TAPIOCA-DO-MUNDO 
• tapioca
• tahine (pasta de gergelim - normalmente prefiro a versão sem ser integral, mais leve)
• mel de alfarroba (ou mel de engenho, na falta daquele)

tive que repetir aqui essa receita pra vocês sentirem vontade de testar, eu AMO!



HAMBÚRGUER DE FEIJÃO
• 300g de feijão
• 2 cenouras médias raladas
• 1 cebola grande picada ou gengibre picado
• 2 dentes de alho
• coentro a gosto
• cominho a gosto
• sal
• farinha de mandioca até dar o ponto

Rale a cenoura e reserve. Processe a cebola com o alho e o cominho picado, depois adicione o feijão até obter uma massa pastosa. Em um recipiente, misture a cenoura à massa, adicione o cominho e sal à gostos. Vai juntando a farinha de mandioca aos poucos até conseguir modelar. Ajuste o sal se necessário. Pode congelar por até 1 mês ou fritar com azeite ou óleo.


BOLINHO BAIANO
• 300g de feijão cozido
• 1 cebola grande picada
• 2 dentes de alho
• 1/2 pimentão verde picado (OBS. caso não seja orgânico melhor não usar pois os do supermercado apresentam quase 70% de sua composição intoxicada pelos agrotóxicos!!!!!! Ele e o morango (+de 90% de sua composição contaminada) são os piores produtos não-orgânicos para serem consumidos!!
• 1 tomate picado
• coentro à gosto
• pimenta-do-reino ou dedo de moça à gosto
• farinha de rosca até dar o ponto
• 3 a 4 cs de dendê
• sal à gosto

Processe o feijão e reserve. Corte os vegetais em pedaços bem pequenos e misture à massa. Tempere com coentro picadinho à gosto, sal e o dendê. Adicione um pouco de farinha de rosca ou de arroz até dar o ponto. Modele as bolinhas e frite em óleo bem quente.





CROQUETES com o resíduo do leite vegetal! 
• resíduo do leite de amêndoas (ou outro)
• salsinha à gosto
• salsão à gosto
• cebolinha à gosto
• alho poró desidratado à gosto
• curry à gosto
• pimenta-do-reino branca & preta à gosto
• cominho à gosto
• sal 
à gosto!
Pode ser frito ou ao forno, esse foi no forno. Uma delícia e fica ótimo como acompanhamento na hora do almoço❤️








KIBE-DELÍCIA 
• trigo pra kibe (hidratar antes por 30min)
• farinha de trigo integral
• hortelã 
• coentro
• alho-poró desidratado
• azeite
• limão
• sal
• pimenta-do-reino
• zaatar (pode substituir por orégano)
Mistura tudo numa bacia, forma os bolinhos e frita!!!
Servi com hommus tahine + limão + pimenta malagueta em conserva!! 


[receita original do Presunto Vegetariano]



PATÊ DE AZEITONAS
• 300g de feijão
• água o suficiente para bater
• 1 e 1/2 xícara de azeitona
• pimenta preta
• coentro
• salsa a gosto
• sal
• suco de 1 limão
• 1 dente de alho
• 1 fio de azeite

Pique as azeitonas e processe junto aos demais ingredientes e um pouquinho de água (a água deverá ser o suficiente apenas para ajudar a tornar a mistura mais lisa e homogênea. Ajuste o sal.
OBS. Caso queira a mistura como um purê, bata as azeitonas primeiro!



PANQUECAS DE BANANA
• 1 xícara de farinha de trigo
• 2 bananas maduras
• 1/2 xícara de água
• 1/2 xícara de farinha de amêndoas ou de coco (opcional)
• 2 colheres de chá de canela
• 1 colher de sopa de agave (opcional)
• 1 pitada de sal
• 1 colher de sopa de semente de chia hidratada
• óleo de coco (para cozinhar)


Preparo:
No liquidificador, adicione todos os ingredientes, exceto o óleo de coco e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve.
Aqueça uma frigideira antiaderente e quando estiver bem quente adicione uma colher de chá de óleo de coco. Coloque uma ou duas colheres de sopa da mistura e espalhe no formato desejado. Espere dourar, o que leva em média 2 minutos, observe se a panqueca está cozida em baixo e vire para dourar do outro lado. Retire da frigideira quando estiver pronta e repita o processo com o restante da massa. Consuma em seguida com seus ingredientes (recheios) favoritos! =)




MANTEIGA DE ABACATE
• 1 abacate maduro
• sal
• pimenta-do-reino a gosto
• suco de 1 limão


Amasse o abacate e tempere. Está pronto!!

MANTEIGA DE AZEITE 
- bater o azeite por muito tempo no processador até virar um creme
- adicionar limão + sal + óregano (opcional) + curry (opcional) + noz-moscada (opcional)


LEITE VEGETAL
para fazer um leite deve-se primeiro colocar as sementes de molho na água (cerca de 8-12h), isto é, hidratá-las!

exemplo:
LEITE DE AMÊNDOAS 
• 1 xícara de amêndoas hidratadas 
• 700mL de água


bater e coar!


LEITE DE AMENDOIM
• 1 xícara de amendoim
• 1L de água
lavar bem o amendoim e em seguida levá-lo ao fogo, deixando ferver por 3 minutos. Depois, trocar a água e adicionar 1 L de água natural, liquidificar e coar!

opções: adicionar frutas, cardamomo e/ou canela! =)

Para mais receitas de leites vegetais clique aqui!



VEGGOURT DE MORANGO COM LEITE DE AMÊNDOAS
• 2 xícaras de leite de amêndoas
• 1 colher de sopa de chia hidratada
• vários morangos ou outra fruta
• 2 cs de goma de tapioca
• 1 colher de sopa de suco de limão
• 2 colheres de sopa de açúcar demerara
• 1 pitada de sal

hidratar a chia na água no mínimo por 10 minutos (depois pode guardar o resto na geladeira e usar com frutas/sucos/vitaminas ou na salada) - no entanto é melhor que ela fique hidratando por 4-8 horas!

adicionar o leite de amêndoas, os morangos, a goma de tapioca, o açúcar e o limão; depois, levá-los ao fogo médio até ferver. Depois, adicione a chia, mexa e coloque em geladeira por 5 horas ou até ficar geladinho!!


IOGURTE DE COCO
• carne do coco
• um pouco da água do coco p/ adoçar
• 1/2 cs de chia

Deixar meia hora fermentando e guardar na geladeira pra ficar geladinho



PUDIM DE CHIA
• 1cs de chia (hidratada)
• 1/2 xíc. de leite vegetal
(descansar os 2 ingredientes juntos por 30min)
• 1 banana congelada em rodelas
• 1 cc de cacau em pó
• 1/3 xíc. de tâmaras ou damascos ou uvas-passa (opcional)

Bater tudo ao liquidificador e voillà =)


MINGAU DE AVEIA
• 1/2 xícara de aveia
• canela em pó a gosto
• uva-passa (opcional)
• água
• 1 xícara de leite vegetal
• melado a gosto ou açúcar mascavo 
• semente de chia (hidratada) a gosto

preparo:
Na noite anterior, misture a aveia com a canela em pó e a uva-passa. Cubra com água e leve para a geladeira. De manhã, leve a mistura para o fogo com o leite vegetal e o melado ou açúcar. Mexa até engrossar e está pronto!!



FRESCOL - QUEIJO VEGANO
½ Xícara (75grs) de cajus ou amêndoas sem pele
1 Xícara (250ml) + ½ xícara (125ml) de água
1 Colher de sopa de sumo de limão
1 Dente de alho
1 Colher de sobremesa de agar-agar (usei em flocos)
1 Colher de sobremesa de levedura de cerveja (opcional)*
Sal, pimenta e noz-moscada à gosto



Demolhar os cajus por cerca de 4 horas.
Num processador de alimentos juntar: Os cajus demolhados, o dente de alho, ½ xícara de água, o sumo de limão, a levedura de cerveja e os temperos a gosto (aqui podem juntar mais temperos). Triturar tudo (velocidade 7), por cerca de 1 minuto. Reservar
Num tacho pequeno aquecer 1 xícara (250ml) de água e o agar-agar, mexer. Quando levantar fervura contabilizar 8 a 10 minutos mexendo sempre muito bem, até o agar-agar ter dissolvido completamente. Este processo vai permitir activar o agar-agar.
Passado esse tempo desligar o fogão e misturar o liquido ao molho de caju. Triturar tudo muito bem na velocidade máxima por 1 minuto.
Num tupperware de vidro redondo ou rectangular, transferir rapidamente toda a mistura e deixar arrefecer.
Quando estiver frio guardar no frigorífico até solidificar (cerca de 1 a 2 horas).
Desenformar o “queijo” e servir com tostas.


REKEIJÃO DE INHAME COM ERVAS
• 1 copo de inhame cozinhado ou macaxeira (aipim)
• 1 copo de feijão branco cozinhado (lembrar de deixar o feijão 8hrs na água antes de cozinhar)
• sal a gosto
• 5/7cs de azeite

(cozinhar o feijão e o inhame ou macaxeira separadamente e depois mistura-los c o azeite e o sal no liquidificador)


com ervas:
• coentro
• cebolinha
• pimenta-do-reino

Voillà 💫


BOLO DE CHOCOLATE
• 1 + 1/2 xíc. de farinha de trigo (pode ser integral) 
• 1/3 de xícara de cacau
• 1 xícara de açúcar
• 1 cc de bicarbonato
• 1 cc de vinagre branco ou de maçã 
• 1 cc de essência de baunilha
• 1/3 xícara de óleo
• 1 xícara de água morna

bater tudo à mão mesmo e colocar em forno pré-aquecido até a hora que sair o cheirinho e/ou o palito sair limpinho =)


BROWNIE
 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 3cs de dark cacau ou cacau 100%
- 80% de uma xicara de açúcar mascavo
- 1 xícara de leite de amendoim ou amêndoas ou outro
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 3cs de óleo de girassol
- 1/2 xícara de castanhas-de-caju e do-pará moídas

Forno por 15 min em forminhas pequenas ou 35/40min numa forma maior! Pré-aqueça o forno por amor!



PÃO DE ESTHER
• 1 xícara de farinha de trigo integral
• 1 xícara de farinha de trigo "normal"
• 1 xícara de farinha de gergelim (passar o gergelim no liquidificador)
• 1/2 xícara de farinha de chia + 1/2 xícara de farinha de linhaça
• 1 colher de sopa rasa (csr) de açúcar mascavo
• 1csr de sal marinho ou rosa
• 1 cs de açúcar em 1 cs de fermento em água aguentável ao dedo (morno para quente)
• óleo

Coloque 1 colher de sopa de açúcar junto a 1 colher de sopa de fermento em um pouco de água quente (aguentável ao dedo sem sentir dor) e deixe separado enquanto reagem (cerca de 10 minutos)

Junte as farinhas com a colher de sopa de açúcar e o sal e depois a mistura com o fermento e o óleo

Bata bastante a massa (cerca de 10 minutos)

Deixe descansar 40 min (no máximo 5h) e depois leve ao forno por mais 40 min =))

É uma ótima opção pra substituir os pães de farinhas "ruins" (somente de trigo normal) que consumimos normalmente e é uma delícia!!! Ótimo para comer com patês ou tahine!!




Espero que tenham gostado e que façam alguma receitinha (ou todas rsrsrs) porque são maras!!! =D




É preciso mudar muito para continuar o mesmo (Dom Helder Câmara)


Namaste!

2 comentários: