segunda-feira, dezembro 25, 2017

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA FMR

Esse fim de semana participei desse evento massa na Faculdade Metropolitana do Recife, uma faculdade que fica em Jaboatão, por trás do Shopping Guararapes; entre outras, oferece um curso de pós-graduação em Gastronomia Vegana e ofereceu esse primeiro festival para que as pessoas pudessem conhecer mais um pouco dessa culinária e quem sabe se interessar pela pós. Nós, veganos ou não, só agradecemos a oportunidade de aprender e de conhecer tanta gente legal (eu amo festivais!!!!!!!! <33333). 

Tudo delícia gente, vale a pena conferir e reproduzir em casa!
Que tal experenciar o Amor Incondicional?

"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da Humanidade."
Albert Einstein



QUICHE VEGANO SEM GLÚTEN
∴ Receitinha 

massa
✽  (1 xíc.) farinha de grão-de-bico (não é o grão triturado, mas a própria farinha, vende em mercados de grãos!)
✽  (1cs - colher de sopa) de farinha de linhaça (tritura a linhaça no liquidificador até virar farinha - dizem que essa é a melhor opção pois dizem que a farinha de linhaça vendida é o resto do resto do resto e também quando tritura-se na hora ela não passa tanto tempo oxidando e assim tem-se mais nutrientes)
 (1 + 1/2cs) de azeite
✽ (1 xíc.) de água

Misturar e apertar a massa em uma forma de fundo removível ou não (daquelas abertas, de torta mesmo) e PRÉ-AQUECER DE 12-15MIN para que não fique CRUA.

Recheio:
1ª parte:
azeite
cebola granulada
✽ alho frito (opcional)
brócolis
refogar os ingredientes acima até que o brócolis fique murchinho, escurinho (sinal que sua água saiu e assim o quiche pode durar até 3 dias na geladeira)
✽ tomate (refogar no azeite ou óleo de coco - deli até que murche também)
✽ berinjela
misturar tudo (o recheio) e temperar com sal, tomilho (e/ou orégano), manjericão, limão e azeite (tudo opcional, podendo usar a sua criatividade pra mudar o que quiser) 


2ª parte:

500g de tofu
✽ 3cs de limão
✽ 2cs de azeite
✽ água p/ bater
✽ 3cs de tahine
✽  + temperinhos que se queira
bater no liquidificador e juntar com o recheio "parte 1", misturar e por em cima da massa; levar ao forno por mais 15 minutinhos ou até dourar um pouquinho (pode olhar mais ou menos pela foto)!

Quem passou essa receita foi a querida nutricionista Nana Barros; o instagram dela é @barros_nana, ela põe várias receitinhas de sucos crudívoros e quem sabe você possa tirar uma dúvida com ela! =)))))

Ela também contou que o azeite, quando esquentado e usado p/ apenas refogar um prato não é maligno como as pessoas dizem, o problema é quando usado pra fritar mesmo (aquecido + de 60ºC)

OBS.: A receita pode parecer difícil pois possui 3 passos, mas só aparenta! A massa é basicamente amassar/misturar e colocar na forma, pré-aquecer e depois refogar os outros ingredientes, bater no liqui os outros, misturar e montar! Forno novamente e voillà!!!!

✰ EXTRAEXTRAEXTRAEXTRAEXTRA 
GANACHE DE CHOCOLATE
com o mesmo tofu que se bateu no liquidificador p/ dar mais consistência ao recheio, pode-se adicionar chocolate derretido e RUM (ingredientes: tofu, chocolate derretido, rum - sem tahine nem azeite por favor) e dá um ganache de chocolate DELICIOSÍSSIMO!!!!!! 

OBS: essa base de tofu termina sendo ótima p/ salgados e doces porque é muito neutra e dá uma consistência legal p/ qualquer fim

GOULASH DE COGUMELOS COM BATATAS

ingredientes:
 água
 shoyu
✶ pimenta-do-reino
 sal
 1 lata de tomate pelado
 1 copo de vinho tinto seco
✶ cebola roxa
 cogumelos (não anotei o que ela usou, mas eu usaria o shitake)
 temperos: tomilho, alecrim, 1 pau de canela, noz moscada, páprica doce, páprica picante, pimenta-da-jamaica, cominho

1º passo:
✶ 1 xíc. de água
✶ 1/4 xíc. de shoyu
✶ sal
✶ pimenta-do-reino
misturar isso, esquentar numa panela até ferver e jogar no cogumelo p/ hidratá-lo

deixar um tempo, depois espremer o cogumelo, separar a água (guardar) e reservar o cogumelo.

2º passo: refogar a cebola roxa + os temperos (1cc páprica doce, 1cc de cominho, 1 pau de canela, 1 cc de noz moscada, 1cc de páprica picante, 10 pimentas-da-jamaica (1cc dela em pó), 2 alhos na panela até a cebola murchar

3 passo: adicionar 1 copo de vinho tinto seco na mistura acima

4º passo: num saquinho de papel ou numa bola de inox feito aquelas que separam o chá do copo (observar no canto a esquerda da foto), colocar 1cc de tomilho, 1cc de alecrim e 3 folhas de louro, pra que esses temperos fiquem somente até o preparo estar pronto e não continuem "incensando" a comida inteira mesmo depois que fique pronta

5º passo: pegar os cogumelos que estavam hidratados no shoyu e adicionar à mistura acima

6º passo: adicionar uma lata de tomate pelado

7º passo: adicionar a água em que o cogumelo ficou sendo hidratado (com shoyu, sal, água e pimenta-do-reino)

Misturar tudo no fogo e pronto!!!!


Aproveite esse "molho madeira vegano" =) Terroso e diferentão, gostoso que só, principalmente pra quem gosta de gosto forte na comida! Serviu-se com batatas inglesas ao forno no azeite + tomilho, azeite e alecrim; por as batatas serem mais neutras comparadas ao cogumelo com sabor forte, neutralizou-se e ficou tudo ótimo!



✰ CHUTNEY DE PIMENTA 
(VOCÊS NÃO ESTÃO EN-TEN-DEN-DO ESTA MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAA DO UNIVERSO - aposto que nunca mais sairá da geladeira de vcs, e como é tipo uma geléia tem grande durabilidade ou seja TUDO DE BOM - FAÇAM E COMPROVEM!)

ingredientes:
- 1 xícara de pimenta dedo-de-moça (ATENÇÃO P/ CORTAR COM LUVA ou com atenção pois as sementes QUEIMAM E MUITO AS MUCOSAS)
- 5 cardamomos
- 1/2cc de semente de coentro
- 1cc de semente de cominho
- 2 paus de canela
- 1cc de pimenta Jamaica
- 5 cravos
- açúcar mascavo
- gengibre
- cebola
- azeite
- vinagre de maçã
- páprica doce

MODO DE FAZER:
Colocar uma cebola no azeite e refogar, depois adicionar 5 colheres de sopa de vinagre de maçã, 5cs de açúcar mascavo, 1cc de gengibre ralado, 1cc de páprica doce, mexer um pouco e adicionar as pimentas SEM AS SEMENTES (PRA NÃO ARDER ATÉ A SUA MORTE RSRSRS). Depois, adicionar a pimenta e as especiarias (semente de coentro, cardamomos, canela, pimenta jamaica, cravos, canela...) e deixar por 1h no mínimo (pra que o sabor das especiarias apurem bem legal) em fogo baixo.... fica mara de ma ra vi lho so !!!! e eu que amava aquela geléia de pimenta da Queensberry não sabia o que me esperava de sabor! Essa é uma E X P L O S Ã O de sabor!!!!!! dá pra comer no pão com salada e hambúrguer, no pão sozinho torrado ou não, com cogumelos, no almoço do domingo....



PAELLA ESPAÑOLA do VEGAN N' ROLL

A querida Carla Falcão não podia deixar de arrasar na sua contribuição pra esse evento, assim como várias vezes o faz ensinando a galera em transição com receitas super práticas e maravilhosas...! Carla atende com o delivery vegano "Vegan N' Roll" em Recife com especialidade em salgados e kits p/ festas e o telefone é: (81) 98871-0909

Ingredientes:
- cebola (dourar no azeite)
- cenoura
- pimentão de várias cores (amarelo, vermelho, verde)
- berinjela
- abobrinha
- COGUMELOS (quanto mais gostosos, melhor! a dica é refogar primeiro no azeite e cebolinha ou cheiro verde p/ pegar mais sabor)
- arroz (sem ser cozido)
- caldo de legumes (receita mais adiante)
- páprica defumada
- água
- pimenta
- cominho
- alga nori (ou outra) hidratada na água quente

Dourar a cebola no azeite e depois adicionar os outros ingredientes e ir cozinhando junto; adicionar caldo de legumes e ir cozinhando até que o arroz fique pronto, ao dente ou molinho, como preferir. A dica é sempre deixar uma água esquentando pra que se precise de mais água p/ o cozimento, ela já esteja quente disponível; por fim, quando já estiver ficando pronto, adicionar um pouco de suco de limão e pronto! Decorar com cheiro verde/coentro, tiras de pimentão e prontooooooo! =)))))))))))) delícia!



PIZZA COM MASSA DE MACAXEIRA ORGÂNICA
(perdão pela falta de foto, mas fica deli mesmo)

p/ o "queijo":
✤ batata
✤ azeite
 sal
 cúrcuma

✰ processar tudo, até obter a consistência de um requeijão 

molho de tomate:
 tomate
 alho
 azeite
 orégano
 sal
✰ refogar tudo e adicionar um pouco de água p/ ter a consistência de um molho 

MASSA:
espalhar o BEIJU (massa de macaxeira parecida com a tapioca, típica da Bahia) na forma de pizza e por ao forno 10-15min

Depois, adicionar o queijinho e o molho de tomate, decorar com manjericão e tomates e pronto! =) Delícia e super saudável!

Receita da galera do Sítio Mahabhumi - Yoga e Permacultura! Quem tiver interesse curte no Facebook e pode acompanhar o trabalho deles com Medicina Ayurvédica (massagens, yoga e terapias) e permacultura! Fica em um município a mais ou menos 70km de Recife!


Essa próxima oficina foi dada por Yoshi Matsumoto, muito conhecido aqui em Recife pelo seu lendário restaurante japonês, o "Sushi Yoshi", localizado na Rua Padre Luiz Marques Teixeira, 155 - Boa Viagem, Recife/PE; ele nos ensinou 3 receitinhas tradicionais e ótimas, utilizando o bagaço da soja (resíduo restante do leite de soja em grão) mas a minha favorita lá longe foram os biscoitinhos - quero agora e para sempre!


biscoitinhos-mais-que-muito-ótimos (e ele ainda disse que por ter bastante fibra é legal p/ regular o intestino, mesmo que seja fritura! eu amei, porque amo fritura e amo biscoito, foi combo!)

❖ 75g de bagaço de soja
❖ 100g de amido de milho
❖ 45g de açúcar mascavo
❖ 3g de fermento em pó
❖ 25g de gergelim branco (moído ou não)
❖ 500mL de óleo
❖ água
❖ sal


Misture o bagaço da soja, o amido, o açúcar, o gergelim, o fermento e um pouco de água pra dar liga. Mexa e misture bem a massa com um pouco de água ou caldo de legumes e depois com a ajuda de um rolo de pão amasse-a de modo que fique bem fina mas não tanto (veja a foto acima). Corte em tiras a massa e depois em pedacinhos ainda menores, e leve a uma panela com óleo quente pra fritar (atente para o tempo, é basicamente o tempo de dourar)! Por fim, ainda quente, polvilhe o sal e SEJA FELIZ! *.*


NHOQUE - FRUTTETO COZINHA ARTESANAL


inhame (cozinhar e amassá-lo ainda quente, com sal, azeite, pimenta-do-reino e óleo de alho (opcional)
**** o óleo do alho seria o alho imerso em óleo de cozinha por algumas horas e esse óleo "cheiroso" de alho que é usado ****
✸ floco de milho (triturar no liquidificador) ou farinha de aveia
✸ 1cs de farinha de linhaça (ideal é triturar na hora no liquidificador p/ não comprar algo tão oxidado como a farinha pronta do supermercado)
Colocar os 3 ingredientes num recipiente e misturá-los. Fazer bolinhas e colocar em água fervente para cozinhar juntos e virar o nhoque. Prestar atenção se as bolinhas ao ser colocadas em água não se desmancham; caso aconteça, adicionar mais farinha de milho ou de aveia.

MOLHO DE TOMATE
✦  tomatinhos
✦  sal
✦  açúcar
✦  azeite
cozinhar aé que os tomatinhos amoleçam completamente e depois triturar (opcional)

MOLHO PESTO
✫ manjericão (sem o talo, só as folhinhas)
✫  castanha
✫  azeite
✫  limão (pouco)
✫  1cc alho
✫  sal

CARNE DE CAJU
 ❥ bater o caju no liquidificador (não até virar suco, mas como se bate o suco de maracujá, aos pulsos) e coar; separar o suco do bagaço; tomar o suco e com o bagaço continuar
 ❥ tomate
 ❥ cebola
   ❥ ❥ cominho    
 ❥ pimenta
 ❥ cheiro verde
 Misturar tudo, empanar em farinha e fritar no óleo (fazer bolinhos)

ɤɤɤɤɤɤɤ DELIIIIIIIIIIIICIA ɤɤɤɤɤɤɤɤ

CHARUTO DE FOLHA DE UVA
 
Essa é uma receita árabe ministrada por uma querida ancestral libanesa, a estudante de gastronomia Alice Elihimas e aqui vai a receita:
- alho
- cebola
- grão de bico (hidratado por 12h e batido cru no liquidificador)
- tempero sírio
- pimenta-do-reino
- arroz (cru)
- cheiro verde
Misturar tudo e colocar na folha de uva ou couve ou repolho p/ ser enrolado

caldo de legumes
- cenoura
- tomate
- coentro
- salsão
- jerimum



Colocar tudo na panela (os rolinhos bem colocadinhos/emprensadinhos pra que não abra a folha) junto do caldo de legumes que cozinhará as verduras, o arroz etc. Perceber quando tiver cozido e voillà!!!! Bem diferentão e gostoso, ótimo p/ festas especiais e de fim de ano!


É isso queridos,

Espero que tenham gostado!!! Fica a dica pra participarem de eventos gastronômicos como esses, pra aprender a cozinhar melhor e ainda provar e aprender diferentes sabores! Você pode curtir a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) no facebook e procurar o grupo da sua cidade pra ficar por dentro da programação! Nas capitais sempre rola, é só conectar...


que todos os seres sejam felizes..... e livres a experenciar!

Para ver como fazer leites vegetais clique aqui.

Receitas vegetarianas e veganas para o dia-a-dia (tem de yakisoba a bolo de chocolate, cogumelos e macarrão ao molho pesto de beterraba) clique aqui!


Namaste!

OBS.: Vocês podem me encontrar no Facebook como: Maria Vegana - Culinária Saudável e ver dicas, receitas ou fazer encomenda se forem de Recife! =DDD


"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."
Pythagoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário