quinta-feira, novembro 30, 2017

Cuscuz marroquino com verdurinas & quinoa



Essa receita posso dizer, é uma ma-ra-vi-lha! Pra quem tem curiosidade/gosta de experimentar diferentes sabores, que tem interesse e gosta do sabor de novas culturas mais-que-indico experimentar!

Cuzcuz, ouu como os árabes chamam, "couscous" é um prato típico da galera das arábias (dos árabes), como o cuscuz é pra gente brasileiro (principalmente na casa de nordestinos, como a minha).

No caso, o cuscuz que eles usam lá é um pouco diferente do nosso aqui; é uma espécie diferente, eu diria. Soube disso a primeira vez quando passei um tempo com um israelense mas não entendi muito bem a diferença "at all", que diferenciaria do nosso "comum", mas soube de uns mexicanos que no México também o cuscuz não é igual o nosso.


Aqui vão os ingredientes:
- 300g de couscous ("trigo partido" - você pode conseguir em casas árabes ou em casas de temperos que tenham mais opções do que o usual: procurar por "couscous" ou "trigo partido" mesmo)
- 1 cravo-da-índia
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 1 abobrinha (cortar em pedaços grandes - observe a foto)
- 1/2 chuchu
- alho-poró
- coentro/salsa
- cominho à gosto
- cúrcuma à gosto ou curry (opcional)
- gengibre (opcional)
- AZEITE
- sal
opcional: grão de bico (lembrar de deixar 8h antes de molho na água para sair os fitatos presentes na semente e que fazem mal ao corpo e dificultam a digestão)

acompanhante opcional: harissa (pasta de pimenta vermelha) e/ou uvas-passas


o pratinho pronto; servido com arroz integral (feito com cenourinha + couve), lentilha & suco de maracujá orgânico que eu comprei do produtor na feirinha orgânica S2 - isso faz toda a diferença!

MODO-DE-FAZER:
1)  Em uma panela de cozimento à vapor (uso uma cuscuzeira) , coloque 3 colheres de sopa (CS) de azeite, as especiarias e o gengibre. Cubra com água, acrescente o sal (pode ser sal grosso), a cebola espetada com o cravo e o coentro. Depois que levantar fervura, deixe cozinhar em fogo médio por aprox. +/- 15min.

2) Coloque a abobrinha, a cenoura e o chuchu na cuscuzeira

3) Despeje um pouco do caldo do cozimento do grão-de-bico sobre o couscous (se vc não tiver feito, pode colocar a água com as especiarias que tavam na cuscuzeira) e hidrate-o dessa forma de modo que todo ele seja hidratado - pode ajudar com um garfo. Deixe assim por +/- 7min

4)  Misture a outra metade do coentro picado, as uvas-passas e o azeite.

5)  Misture tudo.

6) Voillà!!!! Pronto!


P/ O SUCO DE MARACUJÁ
Pra fazer o suco de maracujá, basta colocar 1 polpa de maracujá, adicionar 500mL de água e bater UM POUCO no liquidificador - pra que as sementes não se triturem toda e amarguem o suco; depois é só coar, adoçar (com açúcar mascavo porfa gente ou melado de engenho mas acho que esse último altera muito o sabor)


EXTRAEXTRAEXTRAEXTRAEXTRAEXTRA

"Cuscuz" doce de quinoa & morangos
-300g de morangos
- 1 limão-siciliano
- 1/3 xícara (chá) de açúcar demerara
- 180g de quinoa

Lave bem todos os ingredientes que necessitam e raspe uma parte da casa do limão.

Coloque metade dos morangos em uma panelinha, junte o açúcar e meia banda de limão espremida. Cozinhe por 15 minutos ou até ficar parecido com uma geléia. Escorra e reserve a "calda" =)))

Cozinhe a quinoa em água fervente por 5 minutos. Acrescente um pouco do açúcar, 1/2cc (colher de café) de raspas de limão e 1 colher de suco de limão!

Sirva a quinoa com um pouco mais de açúcar, a calda do cozimento dos morangos e a "geléia"/calda dos morangos!

Decore com morangos temperados com limão na quantidade de sua preferência


Essas receitinhas eu adaptei do livro "Comidinhas francesas vegetarianas" da editora ALAÚDE gente, espero que tenham gostado e que façam bom proveito, são delícia! Gratidão à escritora-cozinheira, Valérie Lhomme, pela qualidade do trabalho!


Namastê, miamores!

Que possamos receber e compartilhar o Amor Divino (informação) que vêm do Criador em forma de abundância para os nossos (irmãos, que conectam conosco) e juntos possamos fazer uma rede de compartilhamento infinita!

O Céu não é o limite!





Nenhum comentário:

Postar um comentário