quinta-feira, novembro 30, 2017

Cuscuz marroquino com verdurinas & quinoa



Essa receita posso dizer, é uma ma-ra-vi-lha! Pra quem tem curiosidade/gosta de experimentar diferentes sabores, que tem interesse e gosta do sabor de novas culturas mais-que-indico experimentar!

Cuzcuz, ouu como os árabes chamam, "couscous" é um prato típico da galera das arábias (dos árabes), como o cuscuz é pra gente brasileiro (principalmente na casa de nordestinos, como a minha).

No caso, o cuscuz que eles usam lá é um pouco diferente do nosso aqui; é uma espécie diferente, eu diria. Soube disso a primeira vez quando passei um tempo com um israelense mas não entendi muito bem a diferença "at all", que diferenciaria do nosso "comum", mas soube de uns mexicanos que no México também o cuscuz não é igual o nosso.


Aqui vão os ingredientes:
- 300g de couscous ("trigo partido" - você pode conseguir em casas árabes ou em casas de temperos que tenham mais opções do que o usual: procurar por "couscous" ou "trigo partido" mesmo)
- 1 cravo-da-índia
- 1 cebola
- 2 cenouras
- 1 abobrinha (cortar em pedaços grandes - observe a foto)
- 1/2 chuchu
- alho-poró
- coentro/salsa
- cominho à gosto
- cúrcuma à gosto ou curry (opcional)
- gengibre (opcional)
- AZEITE
- sal
opcional: grão de bico (lembrar de deixar 8h antes de molho na água para sair os fitatos presentes na semente e que fazem mal ao corpo e dificultam a digestão)

acompanhante opcional: harissa (pasta de pimenta vermelha) e/ou uvas-passas


o pratinho pronto; servido com arroz integral (feito com cenourinha + couve), lentilha & suco de maracujá orgânico que eu comprei do produtor na feirinha orgânica S2 - isso faz toda a diferença!

MODO-DE-FAZER:
1)  Em uma panela de cozimento à vapor (uso uma cuscuzeira) , coloque 3 colheres de sopa (CS) de azeite, as especiarias e o gengibre. Cubra com água, acrescente o sal (pode ser sal grosso), a cebola espetada com o cravo e o coentro. Depois que levantar fervura, deixe cozinhar em fogo médio por aprox. +/- 15min.

2) Coloque a abobrinha, a cenoura e o chuchu na cuscuzeira

3) Despeje um pouco do caldo do cozimento do grão-de-bico sobre o couscous (se vc não tiver feito, pode colocar a água com as especiarias que tavam na cuscuzeira) e hidrate-o dessa forma de modo que todo ele seja hidratado - pode ajudar com um garfo. Deixe assim por +/- 7min

4)  Misture a outra metade do coentro picado, as uvas-passas e o azeite.

5)  Misture tudo.

6) Voillà!!!! Pronto!


P/ O SUCO DE MARACUJÁ
Pra fazer o suco de maracujá, basta colocar 1 polpa de maracujá, adicionar 500mL de água e bater UM POUCO no liquidificador - pra que as sementes não se triturem toda e amarguem o suco; depois é só coar, adoçar (com açúcar mascavo porfa gente ou melado de engenho mas acho que esse último altera muito o sabor)


EXTRAEXTRAEXTRAEXTRAEXTRAEXTRA

"Cuscuz" doce de quinoa & morangos
-300g de morangos
- 1 limão-siciliano
- 1/3 xícara (chá) de açúcar demerara
- 180g de quinoa

Lave bem todos os ingredientes que necessitam e raspe uma parte da casa do limão.

Coloque metade dos morangos em uma panelinha, junte o açúcar e meia banda de limão espremida. Cozinhe por 15 minutos ou até ficar parecido com uma geléia. Escorra e reserve a "calda" =)))

Cozinhe a quinoa em água fervente por 5 minutos. Acrescente um pouco do açúcar, 1/2cc (colher de café) de raspas de limão e 1 colher de suco de limão!

Sirva a quinoa com um pouco mais de açúcar, a calda do cozimento dos morangos e a "geléia"/calda dos morangos!

Decore com morangos temperados com limão na quantidade de sua preferência


Essas receitinhas eu adaptei do livro "Comidinhas francesas vegetarianas" da editora ALAÚDE gente, espero que tenham gostado e que façam bom proveito, são delícia! Gratidão à escritora-cozinheira, Valérie Lhomme, pela qualidade do trabalho!


Namastê, miamores!

Que possamos receber e compartilhar o Amor Divino (informação) que vêm do Criador em forma de abundância para os nossos (irmãos, que conectam conosco) e juntos possamos fazer uma rede de compartilhamento infinita!

O Céu não é o limite!





sexta-feira, novembro 24, 2017

Por que fazer um escalda-pés

Ao pensar no nome desse post eu ia fazer como todos: colocar só sobre o que se tratava e OK. Mas aí, eu pensei: beleza, gente que se conectar com o escalda-pés vai ler e vai saber mais sobre, e os outros? E aí coloquei essa proposta de aqui fazer uma lista de argumentos porque só quem já fez sabe o QUÃO é maravilhoso.
  

 Osho, "o mestre hindu da atualidade" na minha opinião (você já leu algum escrito desse cara? ele simplesmente DESTRÓI, escrevendo pra ocidentais - são vários tapas na cara!!!1 de um jeito fantástico de simples),  descreve o escalda-pés “como um ato de doação de amor e abundância”

O escalda-pés consiste em esquentar uma água até onde os pés aguentem (não deve ser de jeito nenhum sofrido) e despejar em uma vasilha adequad (mais adiante coloco as opções), mergulhando os pés em seguida e relaxando durante o momento.

Utilizado desde a Antiguidade, o escalda-pés (lava-pés ou pedilúvio) propicia um relaxamento sem igual, além de resultar em inúmeros benefícios ao corpo físico e mental:
- útil em dores articulares; acontece pois faz o sangue circular melhor (isso é a maior chave pra resolver esse problema, pois essas dores provém de uma desarmonia no bombeamento do sangue pro corpo; isso acontece a partir do fígado, que provavelmente está sobrecarregado por falta de exercício físico);
- após dias frios ou exposição à chuva para se re-esquentar
- em resfriados, seguindo o mesmo princípio de se esquentar: aumentar a energia YANG (quente) quando o corpo está YIN (frio); também, é característica dos pés ser frio, então é legal esse quentinho pra dar uma girada da energia no corpo que está parada no frio da parte de baixo (o frio tende a se acumular em baixo)
- descansa as pernas
- alívio do stress; acalma mentes inquietas, impaciência
- p/ problemas respiratórios
- ajuda em casos de insônia
- combate coceiras, desidrose e o mau cheiro nos pés, além de fungos e bactérias localizados
- fadiga (física e mental)
- TUDO

OBS!!!!!!!!
ATENÇÃO P/ OS MATERIAIS USADOS!!!!!!!
1) INOX (alumínio não pelo amor de DEUS) - você consegue em alguns supermercados ou casas de utensílios mais sofisticadas a partir de 30 reais!
2) ágata

3) madeira - só vi pra vender na internet

4) cerâmica
5) cobre

OS PLÁSTICOS NÃO DEVEM JAMAIS (!!!!!!!!!!) SEREM UTILIZADOS POIS LIBERAM SUBSTÂNCIAS TÓXICAS QUE PENETRAM PELAS MEMBRANAS DA PELE E VÃO PARAR NO SANGUE!!!!!!!!!!!!!!


Para a Medicina chinesa, nos pés encontram-se todo o corpo; neles, estão contidos mais de 70 mil pontos nervosos que ligam-se ao corpo inteiro! uma massagem neles ou escalda-pés, então, ajuda todo o sistema!


opções de complementos para o seu esquenta-pés:
- sal, sal grosso (favorece ainda mais a circulação)
- rodelas de limão, ervas (escolha com a intuição), flores
- bolinhas de gude pra fazer uma massagem leve nos pontos
- óleos essenciais:
 limão: DETOX, ajuda a limpar o fígado e a ser mais racional
 laranja: ajuda a se abrir mais e a pessoas agitadas (****ao colocar na banheira cuidado pra não desmaiar de tão relaxado*****)
 lavanda: acalma, lavanda é "lavare", "tomar banho"
 alfazema: calmante, sedativa
 ylang-ylang: (afrodisíaco suave, calmante do coração que bate depressa, ansiedade, nervosismo)
tea tree: anti-fúngico, anti-microbial (muito forte, às vezes dá efeito reverso)
tomilho: anti-fúngico + suave
(misturar o O.E. ao álcool de cereal e depois junto da água quente pois os O.E.'s não são solúveis em água a princípio e assim se homogeinizam bem melhor)




A Medicina Chinesa fala que a parte de cima do corpo é quente (YANG) e a de baixo fria (YIN); vocês lembram daquele processo com o vento que aprendemos em Geografia? ?


Nele é dito que o ar quente sobe e o ar frio desce (por isso é melhor ter os ar-condicionados ao alto, pois o ar descerá já que é frio e o frio tende a descer e já se ele ficasse em baixo o ar iria ficar inteiro acumulado só na parte de baixo do quarto - não iria subir já que ele tende a descer e iria estacionar)

Igualmente acontece com o nosso corpo!


O ar frio fica acumulado na parte de baixo do nosso corpo e o ar quente em cima; Para a Medicina chinesa, se os pés de alguém são quentes é indício de boa saúde, pois indica que o ar está circulando 

"O bem-estar acontece quando temos a cabeça fria e os pés quentes"

Ao fazer o escalda-pés, estamos colocando água quente numa parte que tende a ser fria (já que a parte de baixo do corpo é  entendida por ser fria (YANG); assim, percebemos que se colocamos água quente (ou outra coisa quente, como por exemplo a Moxabustão - outra técnica chinesa de esquentar o local e fazer circular o ar) nos pés, que "são frios ", conseguiremos fazer com que a circulação "circule" nesse momento, e aí o ar que está nos pés que é frio vai ter sido esquentado e isso fará com que  movimento do ar quente / ar frio (vulgo o "sobe e desce dos ares" será "ligado").  A medicina Indiana também corrobora com isso, dizendo que toda doença se inicia com o excesso de AR no nosso corpo (ou seja, estagnação desse AR); nesse sentido, fazendo com que esse AR circule no corpo, ajuda-se a dissipar as doenças - estagnação do ar!



Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que fiz a vocês? Vocês me chamam 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. 

João 13:4-16


Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!



Amo vocês!!!!!

Amem-se!!!!!!!!!!!


Namaste!