sábado, junho 03, 2017

(várias) Receitinhas para vários almoços veganos! Monte o seu! S2


arroz integral, vagem, berinjela frita (ou "fritínea rsrs), shiitake + gergelim preto, cenoura e batata cozidos na cuscuzeira, repolho roxo, couve-flor, farofa e broto de lentilha! Yummy =)))

• Arroz integral
deixar o arroz na água por 1h para que saia os fitatos (substâncias da semente que causam gases; ao colocar na água eles conseguem sair! Normalmente o tempo é de 8h (durante à noite é ótimo!), mas no caso específico do arroz é de 1h senão ele se desmancha!
numa panela, colocar +4 dedos de água comparado ao arroz que está em baixo
colocar sal e gengibre picadinho
ajustar o sal depois!

Não tem erro!!!!!

Ah, se você sentir que ele ta duro de mais (vc vê) vc coloca mais água (de preferência antes que a água acabe completamente - tenha uma noção!) e ele amolecerá e ficará perfeito! Pior é se botar muita água e ele ficar mole com água hehehe se ligue nisso também, vá devagar novinho(a).



lentilha cozinhada, repolho roxo, acelga e alga Nori, brócolis, macarrão de arroz ao molho pesto de beterraba (receita mais em baixo) e quiabo!


• Lentilha 
deixo 8h na água e depois +8h no ar para que ela germine um pouco, saia aquele narizinho da semente, indicando que os fitatos saíram e que muitos outros nutrientes adormecidos foram acordados
depois disso, coloco na panela de pressão por 2-3 minutos depois que pegou pressão e está pronto! *_*

OBS.: Às vezes eu misturo o arroz com a lentilha pra cozinhar juntos e fica uma delícia!


• Broto de lentilha 
é como eu mais gosto de comê-la: VIVA!
sem ir ao fogo (+37ºC é quando as enzimas morrem e a maioria dos nutrientes) o grão fica com INFINITAS+ vitaminas & nutrientes, proteínas, tudo! Assim, como a lentilha é uma fonte incrível de proteínas e enzimas, prefiro comê-la crua mesmo pra que ela me proporcione o melhor dilma vez hahaha!

é assim:
8-12h na água e depois no ar mesmo, apenas molhando os grãos 3/4x por dia e depois de passados 3 dias, coloque um pano por cima da vasilha que elas estão e depois de mais um dia (o 4º), se você mora em lugar quente como eu (Recife é muito!), guarde na geladeira e de manhãzinha dê banho de sol por uns 30minutos (a depender do sol, se for MANHÃZINHA MESMO pode ser até 2h) para que cresça mais!



• Couve 
EU AMO COUVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! S2 S2 S2 S2 S2 S2 
Nossa, como com tudo! Amo/sou com inhame + azeite + gergelim preto, pra mim é tipo VIDA! 

receitinha:
corto ela em tirinhas e depois refogo com azeite e gergelim preto ou branco até murchar um pouco; às vezes ponho curry também!


• Brócolis
limpo eles etc & tal e deixo até ficarem mais verdinhos e moles quando entro neles com um garfo/faca!

obs2. é legal deixar "al dente" pra que o bichinho não fique tão "morto" e perca muito+ dos seus nutrientes =)


• Couve-flor
a mesma coisa do brócolis, só que ao invés de ficar +verdinho, ficará +branquinho

OBS: até o caule eu ponho, a partezinha verdinha que o envolve! Uso tudo!!!!! Aqui nada se estraga, até o talo!!!!! S2 S2 S2 S2 e o melhor é que fica uma delícia, o talinho dele é mara!



SUCO DO S2
- beterraba
- laranja
- cenoura

bater e coar: amor!
tomar no almoço ou no café da manhã e tá tudo lindo!!!


quiabo e legumes refogados (repolho roxo, acelga & cenoura ralada no óleo de gergelim)

• Acelga
A acelga é maravilhosa, ela é usada principalmente entre as culturas do Oriente, como na Tailândia & ilhas arredores e China, além do Japão (a acelga enrolando o sushi ao invés da alga, e o Yakisoba - receita no fim do post *_*) e Vietnã (rolinhos "primavera" de acelga são comuns) e tem muitos benefícios!!!! Você pode procurar sobre ela no Google, mas eu digo que quando a galera do Oriente curte você pode imitar, eles são SHOW! ~imagina que desde antes de Einstein provar que tudo é Energia eles já sabiam há mais de 3 mil anos!!!!!!!!! Temos muito a aprender com eles!~

Gosto muito de usar a acelga junto com outros legumes, num "mexido" hehe
Normalmente ponho acelga cortada em tirinhas + repolho roxo + tomate cortado em cubinhos + cenoura cortada em tirinhas + shitake ou outro cogumelo + alguma alga (Nori, Wakame, Hijiki ou outra) - a alga dá um sabor muito forte ~lembra peixe~ então comece aos poucos! Coloco tudo em uma panela e refogo no óleo de gergelim (maravilhoso!) e a própria água dos legumes!!!!!!

OBS.: Faço o shitake antes de colocar na mistura: frito ele no azeite, às vezes colocando junto cebolinha, coentro, pimenta-do-reino branca, gergelim preto! e depois adiciona na mistura ↑


• Repolho
cortar o repolho (de preferência o roxo, que tem flavonóides e licopeno - substância massa do tomate) em tiras e refogá-lo no óleo de coco
por fim adicione um pouco de lascas ou farelo ralado na hora de alguma castanha (castanha-do-pará é minha favorita pra isso) e damasco cortado pequenininho, adiciona vitamina B na ideia toda e ainda cor & raridade ou uva-passa!!!! =))) amo!!!!


OBS. Normalmente uso esses 2 acima (repolho, acelga + às vezes berinjela (lembrar daquela ideia da berinjela de deixá-la de molho por 5-10 min na água com sal) + azeite + tomate e gengibre + temperiños - curry, orégano, cominho e gergelim, às vezes páprica picante) no forno, fica uma delícia!!!! Mas se estiver com pressa pode misturá-los em uma frigideira e arrasará também!!! É só que eu acho que o forno tem um certo charme =) quem aí ama coisa no forno também? hehehe



• Quiabo
ótimo p/ ossos e articulações - a "babinha" dele, assim como do inhame, da linhaça e da chia são boas p/ isso!
colocar numa panela com água até cobrir e deixar 2/4 minutos após ferver, ou até você perceber que ele está molinho!!!!
Depois de pronto, coar a maior parte da água, deixando um pouco a baba e adicionar shoyu (de preferência procure um sem glutamato monossódico, PLEASE!!!! - você acha isso em casas naturais!!!! Sim, é mais caro mas vale MUITO à pena pois o benefício que você teria do shoyu é quase que retirado tamanha a quantidade de coisas que se colocam nele - além do glutamato, acidulantes, realçadores de sabor, tudo cancerígeno e péssimo pra saúde!!!!!) - fica delícia e é muito saudável!


• Vagem
Colocar a vagem em uma cuscuzeira até que fique molinha/bem verdinha! =)



• Abóbora (jerimum)
Gente, pra fazer jerimum é muito fácil!!!!!  É só cortá-lo em pedaços pequenos ou médios (como preferir) e colocar em uma cuscuzeira até que fique bem laranjinha e molinho!!!! FIM! =)))))))))))))))))



• Purê de jerimum (abóbora)
cozinhar a abóbora (jerimum em PE) no vapor, depois tirar a casca (comestível) e amassar a polpa
dourar um pouco de cebola no azeite e adicionar a polpa do jerimum + pimenta branca + sal
voillà =)))))))

mto bom!




"croquete" ao forno numa forminha de brownie rs

"croquete" fritinho haha =D

• "Croquetes" com o resíduo do leite vegetal
• resíduo do leite de amêndoas, amendoim (ou outro)
• salsinha à gosto
• salsão à gosto
• cebolinha à gosto
• alho poró desidratado à gosto
• curry à gosto
• pimenta-do-reino branca & preta à gosto
• cominho à gosto
• sal 
à gosto!
Pode ser frito ou ao forno, esse foi no forno. Uma delícia e fica ótimo como acompanhamento na hora do almoço❤️



Se você não sabe fazer leite vegetal, pode aprender nesse post aqui!


Do meio para a esquerda: berinjela, feijão verde, lentilha germinada, arroz branco (normalmente dou preferência ao integral), couve-flor, mix de vegetais (acelga & repolho roxo), cenoura, shiitake & abóbora-paulista!



berinjela fritínea, "yakisoba" com macarrão fininho de arroz (receita no fim do post) & lentilha germinada (broto)



• Berinjela "fritínea" (frita - receita original da Bela Gil) ✪ - EU AMO/pra todo dia
cortar a berinjela em fatias e colocar num recipiente com água + sal, que ela vai sair um líquido, vai "mijar" ou "chorar", como dizem; passará 10-15min 
depois, colocar numa frigideira e fritar
eu frito com água até a metade das berinjelas + azeite ou óleo de coco ou óleo de gergelim; uso a água pra ela não fritar totalmente no óleo, acho mais saudável! =)
na hora que colocar a água + óleo escolhido, adicionar os temperos!
eu não uso sal porque já ponho bastante (não é entupir, só uma quantidade legal) na hora dela "chorar"
temperos que gosto de usar nessa receita: páprica defumada (meu favorito pra esse prato) + curry + orégano + zaatar (temperinho árabe parecido com o orégano)

segue em fotos o processo ↴

berinjelinhas na salmoura (água + sal) - 10 minutinhos 

fritanndddooooooo (observem a cor - ela as vezes fica mais branquinha ou escurinha, tudo OKK)

berinjelas prontinhas e deliciosamente deliciosas!!!!



• Shiitake 
deixar o shiitake seco (desidratado) na água por 5-10min (o tempo dele inchar um pouco); no caso de ser ele in natura, nao precisa desse preparo na água!
- cebolinha
- coentro (às vezes boto às vezes não!)
- pimenta-do-reino
- curry
- azeite
- shoyu
- gergelim preto

colocar o shiitake na panela junto com todos os ingredientes (o gergelim preto e o azeite dão um sabor especial) e por último o shoyu ou um molho de cogumelos (parecido com molho de ostra, vendido em casas vegetarianas; é docinho e parece bastante com o teriyaki). Deixe ficar bem marronzinho antes de colocar o shoyu. =))))

OBS: às vezes coloco água mineral pra hidratá-lo e depois uso ela pra fazer missô - receita no fim do post! deliiiiiiii S2 S2 S2 S2


Receita de molho teriyaki:
- 1 xícara de shoyu
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de saquê
- 3 moedas de gengibre

misture todos os ingredientes, diluindo o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe reduzir. Para obter o ponto observe sua consistência!

OBS.: retirar o gengibre após ferver!

OBS.2: Essa receita rende uma quantidade considerável, qualquer coisa é só repartir as medidas e fazer menos!!!



o macarrão da receita abaixo↴, repolho roxo, farofa, berinjela fritínea & quiabo+shoyu

• Macarrão com molho "pesto de beterraba" 
- beterrabas (4)
colocar as beterrabas em uma forma envoltas em papel laminado ou forma fechada que se coloque legumes ao forno
colocar azeite, sal, pimenta e 2cs de água
fechar hermeticamente e levar ao forno por +/- 30-40 minutos

depois↴
- 3 dentes de alho
- 1/2 xícara de amêndoas
triturar tudo no liquidificador ou processador

e aí ↓
- 1 limão siciliano
raspar e espremer o suco
- 1/4 de xícara de azeite
triturar tudo

depois, fazer o macarrão (gosto de usar "penne" de arroz) e misturar o "pesto de beterraba" em cima! DELIIIIIIIIIIII

receita original:
cortar as hastes e separar

colocar as beterrabas em uma forma envoltas em papel laminado
colocar azeite, sal, pimenta e 2cs de água
fechar hermeticamente e levar ao forno por +/- 30-40 minutos

- 3 dentes de alho
- 1/2 xícara de amêndoas
triturar tudo (na verdade sem as hastes da beterraba) no liquidificador ou processador

- 1 limão siciliano
raspar e espremer o suco
- 1/4 de xícara de azeite
triturar tudo (de novo sem as hastes da beterraba) novamente!

- 2cs de gordura vegetal
- 1/4 xíc. de cebola
refogar
- folhas/rama da beterraba
- sal + pimenta
refogar

-200g de espaguete cozido
- água do cozimento da massa
- pasta da beterraba feita acima no forno e depois triturada
- folhas/rama de beterraba refogadas - colocar de "enfeite" misturado ao redor do prato
- manjericão p/ decorar



• Carne de caju 



retire a castanha do caju e esprema-o o máximo que conseguir, até que saia todo o suco; desfie ou pique-o.
Em uma panela, junte sua carne "crua" + cominho (moído na hora é muito melhor!) + noz moscada + curry + pimenta branca + cebolinha (<3) + coentro e refogue-os no azeite ou óleo de sua preferência!
Mexa um pouco e está pronto!

OBS.: pode adicioanar também cenoura, tomate etc

Receita original:
- 6 cajus médios
- 2 tomates
- 1/2 pimentão amarelo ou vermelho
- gengibre ralado à gosto
- curry à gosto
- salsa
- cebolinha
- óleo ou azeite para refogar
- salsinha ou coentro

Retire a castanha, despele, esprema até sair todo o suco e em seguida desfie-o ou pique-o.
Em uma panela, aqueça o óleo ou azeite e acrescente o gengibre e os pimentões deixando fritar um pouco. Acrescente o curry e misture bem. Coloque os tomates e refogue formando um molho. Despeje a carne de caju, mexa bem e feche bem a panela para que a carne absorva bem o tempero; deixe cozinhar em torno de 10 min sem deixar que seque, acrescentando azeite e água quando necessário. Por fim, salpique coentro ou salsinha por cima.


• Carne de banana
tratar a casca da banana com água sanitária caso não seja orgânica (1cs para 1L de água)
temperar: tomate, cebola, coentro, salsa, cominho, pimenta-do-reino, curry
deixar tudo refogar
dourar no azeite/óleo

OBS.: Essa receita também serve para a casca da banana verde (não-madura) já cozinhada na panela de pressão quando para fazer biomassa de banana verde!!

Receita de biomassa de banana verde:
pegar as bananas antes de amadurecer e deixar na panela de pressão por 15-20minutos depois de pegar a pressão!
a parte de dentro da banana é a biomassa, e a de fora (casca), você usa nessa receita acima!!!!!!




~Finalizações~
Por fim, quando o prato está pronto eu gosto de colocar (nada é obrigado a estar junto ao mesmo tempo OK, eu escolho na hora o que tô a fim):
- curry

- orégano
- gengibre
- tahine (pasta árabe de gergelim, delícia e MUITO proteica e nutritiva!)
- gergelim branco ou preto, alterno, mas é legal usar 1cs(colher de sopa)/dia!
- cúrcuma, quando quero melhorar minha imunidade porque é muito forte, já ouvi falar que é o melhor tempero do mundo!!!!! - você pode usá-la um pouco (1cc) no arroz pra ele ficar laranjinha




BÔNUS 

SOBREMESAS
BOLO DE CHOCOLATE 
• 1 + 1/2 xíc. de farinha de trigo (pode ser integral) 
• 1/3 de xícara de cacau
• 1 xícara de açúcar
• 1 cc de bicarbonato
• 1 cc de vinagre branco ou de maçã 
• 1 cc de essência de baunilha
• 1/3 xícara de óleo
• 1 xícara de água morna

bater tudo à mão mesmo e colocar em forno pré-aquecido até a hora que sair o cheirinho e/ou o palito sair limpinho =)


BROWNIE 

 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
- 3cs de dark cacau ou cacau 100%
- 80% de uma xicara de açúcar mascavo
- 1 xícara de leite de amendoim ou amêndoas ou outro
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 3cs de óleo de girassol
- 1/2 xícara de castanhas-de-caju & do-pará moídas

Forno por 15 min em forminhas pequenas ou 35/40min numa forma maior! Pré-aqueça o forno por amor!


+++++++

• Yakisoba



Verduras: cenoura, acelga, pimentão, repolho, cebola, brócolis, couve-flor
uma pitada de pimenta caiena deixa tudo + especial 
Shiitake e óleo de gergelim
1- cozer os legumes (deixar ao dente- dar apenas uma aquecida)
2- refogar a cebola no óleo de gergelim
3- refogar o shitake na cebola
4- jogar os legumes
5- por último, jogar o macarrão p/ yakisoba (você acha em loja de produtos naturais
ou supermercados maiores) e voillà! =)

Fica deli!!!!!

Para o molho você pode usar shoyu + amido de milho ou molho de cogumelos, dá um 
toque especial e fica igual o do restaurante! =D





• Missô
o caldo de missô pra mim é uma das mais práticas refeições que faço! Trata-se de soja
fermentada. É super saudável e simples! Basta pegar 1 colher de sopa de pasta de missô 
(você acha em lojas orientais ou grandes supermercados) e dissolver em 700mL de água
+ cebolinha + coentro ou salsa + algumas algas + cogumelos (shitake, shimeji), mexer um
pouco até que levante fervura, dissolva bem e pronto! Colocar as algas por último pra elas
não se esfalecerem/quebrarem completamente.

é uma delícia, super limpante do organismo (DETOX) e ainda aumenta a imunidade, você
sente o catarro escorrendo rsrsrs!!




• Sushi




Essa foi a (linda) mesa que fizemos quando na oficina que eu aprendi a fazer sushi - que rendeu a ficha que vos passo! Foi massa! =D



Meus primeiros temakinhos & sushizinhos - dá pro gasto né? Depois é só cortar e deixar redondinho do jeito que a gente conhece: a manha é a faca ser boa - pode até ser de serra desde que boa - e você passa pra frente e pra traz rápido, tocando com a lâmina de metade da faca no início e entrando no sushi pela diagonal e certeiramente, depois indo pra frente e pra trás! TENTE!


TEMAKI CALIFÓRNIA
- arroz
- alga
- abacate
- pepino
- shitake 

Coloque o arroz sobre a alga, os ingredientes em tiras e enrole sobre a esteira. Corte em 6 ou 8 pedaços.


TEMAKI TROPICAL
- arroz
- alga
- pepino
- morango

Coloque o arroz sobre a alga, os ingredientes em tiras e enrole sobre a esteira. Corte em 6 ou 8 pedaços.


URAMAKI
- arroz
- alga
- pepino
- manga

Em meia folha de alga, distribua (sem apertar muito) o arroz sobre toda a superfície da folha. Polvilhe o gergelim e vire com a superfície da alga para cima. Coloque o recheio em tiras no meio e enrole com a ajuda da esteira. Corte em 6 ou 8 pedaços.


ARROZ PARA SUSHI (SHARI)
- 4 xícaras de arroz
- 4 xícaras de água
- 150mL de vinagre de arroz
- 4cs de açúcar
- 2cc rasas de sal
- 30mL de saquê

Lave o arroz até ele soltar todo o amido e a água ficar clara. Deixe de molho por 30 minutos. Em seguida, lave novamente e leve para cozinhar com a medida de água indicada.

Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma vasilha (não pode ser de alumínio) e misture até dissolver o açúcar. Quando o arroz estiver pronto e ainda quente, acrescente a solução e deixe esfriar ao vento.

OBS.: Se necessário acrescente + solução.

OBS.2: Nunca precisei add + solução, a quantidade sempre foi suficiente. ↑↑↑↑ quando eu faço menos sushi faço os cálculos da solução adequada para a nova medida; ela dá um saborzinho doce diferente no arroz, não deixe de colocá-la!!!!!


MOLHO TARÊ (teriyaki)
- 1 xícara de shoyu
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de saquê
- 3 moedas de gengibre

misture todos os ingredientes, diluindo o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe reduzir. Para obter o ponto observe sua consistência!

OBS.: retirar o gengibre após ferver!


OBS.2: RENDE MUITO - você pode fazer 1/2 ou 1/4 da receita!


MOLHO COM MISSÔ (substitui o shoyu)
- 1csobremesa de Missô
- 50mL de água
- cebolinha
- 1cc de vinagre
- 1cc rasa de wassabi (opcional)

Dilua o missô na água. Acrescente o vinagre, o cebolinho picado e o wassabi (diluir o wassabi antes, em um pouco d'água).


CREAM CHEESE VEGANO
- 1 xícara de castanha de caju crua
- 3/4 de xícara de água
- 1 + 1/2 cs de agar-agar
- sal à gosto
- suco de 1 limão
- 1csobremesa de vinagre

Deixar a castanha de caju de molho na água mineral por 12h. Após este período, escorra e lave. Bata no liquidificador as castanhas com um pouco de água até virar um creme homogêneo. Em uma panela, dissolva o agar-agar e leve ao fogo por 2 minutos ou até ferver, mexendo até ferver. Espere esfriar e bata junto com a castanha. Leve à geladeira por 1 hora. Depois, adicione limão, sal e vinagre e bata novamente para dar cremosidade.


SUNOMONO DE PEPINO
- 300mL de vinagre de arroz
- 200g de açúcar
- 1 cc de sal
- 200mL de água (opcional)
- pepino japonês (4 unidades)

Cortar os pepinos em rodelas bem finas (de preferência com um cortador). Coloque em uma peneira, polvilhe sal e misture para desidratar por 40 minutos (em média). Em uma panela, coloque o vinagre, o açúcar e o sal em fogo baixo até ferver. Espere esfriar, e se preferir coloque a água. Lave o pepino em água corrente e introduza dentro da solução. Deixe na geladeira por 12h.



É isso gente, espero que tenham curtido e que façam em casa *_* qualquer dúvida só perguntar nos comentários =)))))



"O Senhor primordial e o verdadeiro objeto de todas as oferendas sacrificatórias, revela quais são as classes de sacrifícios que Ele deseja que Lhe ofereçam. Se alguém deseja ocupar-se em serviço devocional ao Supremo para purificar-se e alcançar a meta da vida - o serviço transcendental amoroso à Deus - então, deve procurar saber o que o Senhor deseja dele. Quem ama a Krisna Lhe dará tudo o que Ele quiser e evitará oferecer algo indesejável ou inoportuno. Logo, carne, peixe e ovos não devem ser oferecidos a Krsna. Se ele desejasse esse tipo de oferenda, Ele teria Se manifestado nesse sentido. Em vez disso, Ele pede claramente que Lhe dêem folhas, frutas, flores e água, e a respeito dessa oferenda Ele diz que "Eu a aceitarei". Portanto, convém sabermos que Ele não aceitará carne, peixe nem ovos. Legumes, cereais, frutas, leite e água são os alimentos apropriados para os seres humanos e são prescritos pelo próprio Senhor Krsna"


Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com se­mentes. Elas servirão de alimento para vocês.

E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra­, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão". E assim foi.
(Gênesis 1:29-30)

E quando forem se alimentar, ofereçam o alimento à Krsna, Deus, pois é pra cumprir com a missão que nos foi dada por Ele que estamos aqui, não simplesmente pra se divertir, vestir-se, comer e transar/ter filhos, etc. Nesse sentido, devemos agradá-lo não por temê-lo, mas por entender sua lógica, sua Lei. Quem quer jogar o jogo deve seguir as instruções, não é? E de novo: não por medo, mas por Sabedoria!

OBS.: Se quiser entender melhor essa questão do respeito às regras do jogo etc recomendo que vejam esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=ZDuBGV_FTxU), onde a professora e filósofa Lúcia Helena Galvão Maya expõe mais um capítulo desse livro foda que é O Caibalion, que é uma adaptação do século 20 que tenta explicar as Leis trazidas por Hermes Trimegisto, um filósofo egípcio que tentou - e acho que conseguiu! incrivelmente - explicar as Leis que regem TODO o Universo; nesse capítulo fala-se sobre o aparente "paradoxo divino", ela ARRRASA! Não deixem de ver... mesmo!!!!! Eu sou daquelas que coloco palestras na hora do banho, em que estou me arrumando etc, é massa, já aprendi muito assim e também não fico impaciente (áries rsrs)!

Bjs gente, até a próxima!

NAMASKAR!




Nenhum comentário:

Postar um comentário