Todo mundo devia ir a pelo menos um retiro, de verdade. Digo isso como caminhante cósmica e buscadora para todos os seres, pois todos temos uma identidade que buscamos, mesmo que inconscientemente, entender e expressar, e esse momento de retiro é ótimo pois é como se tapasse um pouco o lado de "fora", nossos véus. Isso acontece pois entramos em contato com pessoas que não conhecemos e não nos conhecem. Assim é muito mais o que você faz do que o que você mostra... Se torna um incrível momento de auto-observação!
✦ conhecer pessoas: sim, isso é a coisa mais legal, e é o máximo porque como são dias juntos, não tem como não acessar as pessoas que foram também, e entrar - e conhecer - um pouco o mundo delas! *Eu amo viagens em geral por conta disso, porque dormindo e acordando com a pessoa é legal perceber essa interação mais próxima, desde entender melhor o tempo de cada um, e que cada um tem um tempo, mas perceber-se também que dá pra sincronizar.... todo mundo acordar aquela hora (alguns acordam mais tarde e ñ tomam banho rsrsrs, alguns vão pra piscina, outros adoram tirar fotos, umas meninas não saem de perto uma da outra a conversar - são os encontros!)
✦ conhecer pessoas completamente diferentes e ao mesmo tempo iguais a vc (sempre achamos que porque temos ou não uma busca espiritual necessariamente as pessoas são iguais ou totalmente diferentes de vc, aí ficamos enganados quanto ao PLURAL (PLUR) que são as pessoas! Já encontrei desde gente que encontrava sempre na night das terça-feiras até alguém que fazia Teatro, uma publicitária, a dona de uma casa de carnes (ela mesmo até achava uma coisa estranha, porque a galera na índia não come carne né então ela provavelmente não se achava enquadrada, tinha um pouco de vergonha do fato - mas quem aqui é pra julgar? se muitos comem carne....), uma bancária, um funcionário público, uma arquiteta, outra engenheira......
✦ ter um momento de contato com linhas de pensamento diferentes: esse é um ponto-chave da idéia do que seria um retiro: a pessoa ou grupo que o está oferecendo tem sempre uma proposta com o evento, que normalmente é o estilo de vida que o próprio grupo ou pessoa segue, e todos que já fui (exceto os religiosos que fui na infância) tinham uma questão naturalista, ZEN (é o riso, e muitos iluminados comentam que quando aconteceu, eles simplesmente riram, dá ideia de "soltar", ser "de boísta", de gente muito legal e disposta a compartilhar - a maioria), ou seja de muito amor e com a intenção da UNIÃO, no caso feita através do compartilhar de um estilo de vida
✦ encontros - nesses momentos os encontros são super favoráveis, pois sempre significam algo. Como num espelho realmente as pessoas se mostram buscando coisas que você já encontrou o as mesmíssimas coisas, e vocês passam a conversar e esmiuçar o que buscam juntos, facilitando enormemente a chegada a uma conclusão - é lindo!
✦ chegada a várias conclusões - inata a experiência humana é chegar a alguma conclusão, mas nesses momentos parece que a ficha de VÁRIAS caem ao mesmo tempo, pois as coisas acontecem de forma muito intensa; pessoas chegam a lhe falar exatamente o que você precisava ouvir, você percebe certas qualidades suas que não havia percebido antes justo por estar com pessoas desconhecidas e as sincronicidades de momentos acontecem como que magicamente. Isso pra mim é claro, pois, se você teve a coragem de dar um pulo no desconhecido, tudo de bom virá pra você de presente!
✦ provar diferentes tipos de terapias (dança [entre elas, a "dança do esquisito - em que todo mundo ficava dançando esquisitamente e rindo muito, no fundo se achando idiotas eu sei - até correr pelo salão dançando, experimentar o YÔGA - e aí foi desde vários tipos de Yôga, como Kriya e Kundalini Yôga (específicos de limpeza/detox) até o Yôga do Riso, que é um charme de tanta leseira e você sai LEVE como uma pluma, brincadeiras VÁRIAS, como a de apalpar o coleguinha de olhos fechados (algo parecido com isso na foto ao lado), meditações com sons (guiadas, taças tibetanas, flauta....), ficar X horas sem falar nada e de jejum, tomar banho de argila, se fantasiar num baile de carnaval - era um retiro de Carnaval, comer um dia só de comidas que não foram levadas ao fogo e ainda assim deliciosas) e até ajudar a fazer nossa própria comida.
✦ contato consigo mesmo: isso pode parecer estranho inicialmente, pois tendemos a achar que sempre que estamos sozinhos estamos necessariamente em contato conosco mesmos, no entanto com a questão dos celulares, televisão, luzes artificiais e barulho mental constante, esses momentos são raros; o retiro dá esse momento, pois você como está numa espécie de viagem com os outros sente a necessidade (e na maioria é até recomendado) de não ficar ao celular, é comum termos momentos de silêncio, e devido a novas relações feitas e estamos longe do nosso convívio "normal" fica mais fácil olhar pra dentro e apreciar questões que no dia-a-dia são facilmente não-notadas. Nesse caso, é muito interessante como fica nítido nosso comportamento em várias questões da vida e que aparecem mais nítidas e se paramos pra observar torna-se um ótimo momento para a cura do self.
.:.
.:.
.:.
✦ comer diferentes tipos de comidas (essa é massa rsrsrsrs) - faz parte das diferentes terapias experimentadas, pois vai junto da proposta do retiro: às vezes de desintoxicação a partir de uma alimentação na maioria das vezes crua, outro com base na Medicina indiana (Ayurvédica), vegetariana, ETC, mas sempre com a idéia que as pessoas que estão promovendo necessariamente lidam com o bem-estar diariamente então o fator alimentação será algo importante
É isso aí gente, existem muitos tipos de retiros (alguns especificamente de culinária, outros de Yôga, iniciação em alguma técnica ou terapia, de silêncio, meditação) mas entre todos que fui, encontrei essas semelhanças e que seriam os próprios motivos por trás de eu gostar tanto deles. Espero que tenham gostado e se você foi tocado por esse post pode ser um chamado do seu Ser interior pra esse momento/imersão no Eu/self para depois descobrir que SOMOS TODOS UM!!!!!!
Estamos juntos!
Gracias!!!!!
Fim (que nunca é um fim.... agora é sua vez!)
Namaste!
ॐ
Nenhum comentário:
Postar um comentário