quinta-feira, outubro 26, 2017

Óleo de coco: seu uso no dia-a-dia & seus benefícios


O uso do óleo de coco pra mim é algo muito especial mesmo: uma das formas que venho mais usando é o bochecho de manhã e em jejum: além de limpar bastante a boca, substituindo até o escovar dos dentes (outra opção é misturá-lo com a cúrcuma - aquele pozinho laranjinha super usado na Índia e conhecido pelo seu poder antioxidante e restaurador do organismo - e 2/3 gotinhas de óleo essencial de hortelã-pimenta e guardar em geladeira pra que fique durinho como creme dental, ou se não se importar pode usar ele líquido mesmo, caso more no Norte e Nordeste; acho interessante manter na geladeira pois quando ele endurece e você pega ele se derrete de um jeito muito especial na boca). 

No dia a dia, quando faço esse bochecho me sinto bem melhor ao longo do dia: parece que até tomei ele, quase não dá pra explicar, mas até a sensação de maior saciedade eu sinto!!  Adiciono também nas saladas e em cozidos, caldos e sopas, ele tem um gostinho que lembra o peixe e deixa tudo muito interessante! Só cuidado pra não exagerar na dose e deixar um gosto muito marcante e enjoativo. =)


Alguns outros benefícios do óleo de coco:
- ótimo anti-oxidante; colabora na destruição dos radicais livres, graças à vitamina E presente nele
- regula o sistema imunológico, protegendo o corpo contra vírus, bactérias e fungos (obs. esse é um efeito também da vitamina C, conseguida nas frutas cítricas, vegetais verdes, no tomate, cebola, na cenoura... atentar apenas para o tempo de evaporação da molécula, que é de até 20-30min, ou seja, deve ser consumido imediatamente)
- resiste à temperaturas elevadas no processo de cozimento, demorando bastante a oxidar-se ou a alterar sua estrutura molecular, diferente do azeite, que vira gordura trans quando submetido à altas temperaturas 
- ajuda o bom funcionamento e harmonização da tireóide (ver também o post sobre a argila, excelente para essa harmonização; a mais indicada é a verde e você pode ver um post geral sobre as argilas  aqui):
- devido ao auxílio da harmonia da tireóide, auxilia na estabilidade dos níveis do colesterol
- efeito regulador da atividade/função intestinal, tratando nos casos de prisão de ventre e até nas diarréias
- diminuição da carga viral em soro-positivos
- termogênico, além de contribuir para a prevenção da obesidade e dos problemas de excesso de peso corporal: o uso do óleo de coco faz com que o estômago seja coberto com uma película e as comidas "passem escorregando"
- útil em queimaduras, luxações e problemas de pele em geral
- efeito cosmético: hidrata a pele, ameniza manchas e rugas, protege do sol (podendo até ser usado como protetor solar (queima/deixa a pele vermelhinha mas sem danificar os tecidos), efeito anti-envelhecimento, usado na pele e cabelos diretamente
- usado como óleo hidratante e em massagens terapêuticas (tradicionalmente a partir da medicina Ayurvédica, Medicina Indiana que faz uso dos óleos vegetais e ervas para drenagem de diversas doenças/desequilíbrios físico-energéticos tendo uso do óleo de coco como um dos mais conhecidos)
- previne doenças cardiovasculares devido a presença de estimuladores hormonais
- síndrome da fadiga crônica e fibromialgia

No mais, o coco e seus derivados são a principal via alimentar de países centrais da América e outros do leste Asiático como a Tailândia e o que se pode observar é uma população sadia e com baixos índices de descontrole alimentar.

Assim, percebo que é um óleo de boa utilidade no dia-a-dia, como hidratante e protetor da pele contra os danos dos raios U.V (aqueles nocivos à pele) e também no que tange à saúde do corpo e da mente: seu uso nas verduras e vegetais e seus benefícios para o organismo como um todo, além da ajuda na reposição hormonal que acaba ajudando nos processos psicológicos.

No mais, pros veganos é sempre interessante o consumo de óleos vegetais pois o óleo acaba levando os nutrientes das verduras etc auxiliando no caminho da comida e há bastante óleo em forma de gordura nas carnes; como o vegetariano e o vegano não se utiliza disso, tem que receber de outras fontes, como castanhas e nos próprios óleos de cozinha, como óleo de gergelim, azeite e o próprio óleo de coco.

Deixo aqui minha contribuição para o conhecimento sobre esse óleo, que pra mim tem 1001 utilidades e que você pode considerar como uma boa opção para si também. Consulte seu Eri (Deus Interior, Eu Superior, Consciência) pois cada um sabe o que é bom para si, para sua Cura, só precisamos nos lembrar disso e conectar com ela, nesse re-conectar conosco mesmos.


DOCINHO GELADO DE COCO
- óleo de coco
- cacau
- açúcar mascavo
misturar os ingredientes e colocar naquela cumbuca de gelo dentro do congelador; esperar congelar e voillààÀà!!!!!! é uma delicinha e quando morde ele se quebra na boca de um jeito espetacular!


RECEITINHA 1 DE ÓLEO CORPORAL
- recipiente de vidro de preferência
- óleo de coco
- gotinhas de óleo essencial de Lavanda ("lavare" - lava os pensamentos, as dores-de-cabeça e é ótimo tonificante e regenerador da musculatura - ótimo pós exercícios): para cada 60mL de óleo vegetal (nesse caso, coco), 17-25 gotinhas de óleo essencial


ÓLEO CORPORAL 2 - DETOX
- óleo de coco (1L)
- 1kg de gengibre
- 1L de água
cozinhar em banho-maria o óleo de coco junto às lascas fatiadas do gengibre e à água até que toda a água evapore; está pronto seu óleo corporal, ótimo para massagens drenantes do lixo que os rins não conseguem filtrar sozinhos


CREME DENTAL
- óleo de coco (80mL)
- cúrcuma
- 20 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
- 1 gota O.E. cravo (opcional)
misturar bem e guardar na geladeira pra que endureça




Espero que tenham gostado & tenham sido úteis as informações! =D



Namaste!!!!


Muita nutrição e amor saudável pra vcs!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário