segunda-feira, agosto 21, 2017

A Mandala da Lua (Moondala) e o que aprendi com ela

A Mandala da Lua foi desenvolvida por Morena Cardodo, do site www.danzamedicina.net; ela consiste em uma mandala em que há 29 luas desenhadas em em círculo em um papel, elas representam 1 dia cada lua. Ou seja, é uma mandala "mensal" de 29 dias. Ela tenta colocar o que seria o ciclo menstrual de uma mulher para cada dia (lua - você percebe qual a Lua que está aparecendo no céu e escreve no espaço para aquela lua/dia) há um espaço para que se escreva sobre suas sensações físicas e emocionais durante o período entre uma menstruação e outra (cerca de 29 dias, com um espaço pra que se escreva sobre todo dia desses 29 dias). Então, o processo é como um diário, só que redondo e com luas e um espacinho pra cada dia, e não páginas. Não precisa necessariamente ter a ver com a menstruação. Até porque menstruamos por 4, 7 dias, e o resto do mês, o que sentimos?

Não é algo que você passe mais que 5 minutos escrevendo, a não ser que você vá meditar mesmo sobre suas ações, mas aí é outra coisa (é meditação, presença). A ideia é perceber o que se viveu emocionalmente no dia-a-dia e comparar aos outros dias e assim perceber o que se anseia. É incrível mesmo porque o espaço é curto, então permite que sejamos breves e como o mês todo está ali na nossa frente, podemos olhar pros outros dias sem preguiça e assim possibilitar a questão tratada: perceber o que é repetitivo na nossa vida, que deixa tão mais simples o processo de resolução!



Quando resolvi imprimir pra mim e fazer, nem sei o que esperava. Colocar coisas pra fora, ter mais contato comigo mesma, sei lá. Só que depois que comecei a fazer, percebi que como escrevemos sobre nosso emocional, percebemos como ele é parecido com uma roda-gigante: ora estamos bem e lá em cima, ora estamos lá em baixo, e meio que fica nessa "hoje to bem hoje to mal". Mas, quando passei a perceber/meditar o que estava por trás daqueles sentimentos, os meus verdadeiros anseios por trás do emocional "bem/mal", percebi que são frequentemente bem parecidos os motivos, senão iguais, os mesmos mesmo.

Frequentemente em suas vídeo-aulas, Maria Lúcia Helena Galvão, através do canal da Nova Acrópole - canal incrível de filosofia disponível no Youtube - coloca que Platão aconselhava seus discípulos a escreverem um diário para assim perceberem o quão repetitivas são suas mentes. É essa a ideia: sair do campo obsoleto da mente para fazer parte realmente da vida, tirando conclusões, e não só passando rapidamente por um pensamento, que aparece muitas vezes sob forma de anseio/angústia, mas se não temos consciência dele, não conseguimos resolver. Se você conseguir correlacionar o emocional do dia aos pensamentos ligados a ele, perceberá isso.

link da Nova Acrópole no Youtube: https://www.youtube.com/user/NovaAcropole


Então gente, coloquei essa idéia de "para mulheres" acima pra ativar a curiosidade dos meninos mesmo kkkkkkk #verdades. Mas é isso. Acho que todos deviam tentar ver como nossas mentes são repetitivas, num modo de estudar um pouco a si mesmo(a).


Espero que vocês tenham gostado da idéia e que também tenham ficado tão passados quanto eu!!!!!!!
Se não ficou e achou estranho, FAÇA E COMPROVE!!!!! S2


Aqui o link para download:
https://static1.squarespace.com/static/562a01bae4b05e6cc1f31568/t/585589c99de4bb0a69e51325/1482000864438/Moondala.jpg

Seria muito legal receber um feedback de vcs!

BeijÕES!

Espero que tenham curtido!

Namaste!

quinta-feira, agosto 10, 2017

Receitinha com Missô, a pasta de soja fermentada!


Gente, MISSOSHIRO tem nome e se chama pra.ti.ci.da.de!!!!!! Hahaha

Missô é o nome da pasta de soja fermentada, e o MISSOSHIRO é a sopinha feita desta mesma pasta!

O que é melhor: é uma parada muito saudável e que eleva bastante a imunidade: consiste em uma colônia de bactérias (como os probióticos kefir, kombucha, etc) obtidas a partir da fermentação da soja, do arroz e da cevada e também de um fungo, que é o mesmo usado na fermentação do saquê, chamado Aspergillus oryzae! A pasta vira uma colônia probiótica que refaz a nossa flora estomacal e intestinal.

Todos os probióticos são naturalmente benéficos ao nosso organismo pois nós somos colonizados por bactérias, e quando ingerimos essas bactérias benéficas, elas recolonizam o nosso corpo, "jogando fora" bactérias que não são assim tão legais.

O missô é a coisa mais prática do mundo pra mim porque ele basicamente já vem pronto, é uma pasta que vem num saquinho geralmente.

Você encontra-o em casas de produtos naturais que tenha bastante opção de produtos, em centros/mercados principais de cidades grandes é relativamente fácil; também pode ser encontrado em casas que vendem produtos de comida japonesa/asiática e restaurantes macrobióticos é comum.
É super fácil de achar gente, mesmo que ce nunca tenha visto ela era algo que passava desapercebido!


É MARAVILHOSA PARA LIMPEZAS INTESTINAIS!

Receitinha básica + opções:
- 1colher de sopa de missô
dissolver em 500/650mL de água
colocar a água para ferver e por o missô; ir mexendo com uma colher de pau para que ele seja todo dissolvido
- salsinha e/ou coentro
- cebolinha 
- gengibre em pedacinhos
- cogumelos (shitake, shimeji ou outro)
- semente de gergelim ou de abóbora
- algas (nori ou outra) 

opção: grão germinado (quando ela já tiver esfriado um pouco!)

Gosto também de usar um pouco da água que hidratei o cogumelo (normalmente uso shiitake - meu favorito) pra fazer o missô: deixo o cogumelo hidratando 10min em água mineral, escorro e jogo essa água junto à água que vou dissolver o missô!


 Receita 2 (foto acima):
missô
couve refogada no azeite
gergelim preto
carne de caju bem temperadinha com cominho e pimenta-do-reino
broto de lentilha


Receita de carne de caju:
retire a castanha do caju e esprema-o o máximo que conseguir, até que saia todo o suco; desfie ou pique-o.
Em uma panela, junte sua carne "crua" + cominho (moído na hora é muito melhor!) + noz moscada + pimenta-do-reino + cebolinha (<3) + coentro e refogue-os no azeite ou óleo de sua preferência!
Mexa um pouco e está pronto!

OBS.: pode adicionar também cenoura, tomate etc


++++
Receita com missô pra substituir o shoyu:
1 colher de sobremesa de missô
50mL de água
cebolinha
1 colher de café de vinagre de arroz
1 colher de café rasa de wassabi

dilua o missô na água. Acrescente o vinagre, a cebolinha picada e o wassabi (diluir o wassabi antes em um pouco d'água).


Abundante em proteínas (a soja é naturalmente rica nesses aminoácidos, no entanto, muitos cientistas dizem que ela faz o organismo não digerir bem o aliment, a China acredita nisso e  por isso é a rainha dos fermentados de soja: tofu, missô e shoyu! Ou seja, o mito que a soja faz mal ao corpo é no caso dela in-natura (mesmo que cozinhada); os fermentados de soja, na verdade, são conhecidos pelos seus benefícios ao corpo e sistema digestório como um todo); o missô também é rico em vitaminas e minerais, como 
  vitamina B12
  vitamina E
  vitamina K
  potássio
 ferro
    colina
 lecitina
 anti-oxidantes (eliminam os radicais livres! - o melão também é uma boa opção)

e ainda reduz os níveis do mau colesterol (LDL)
& estimula a libido




Ainda, há um teste impressionante que eu fiquei sabendo: foi feito com ratos em um tanque de água. O que recebeu alimentação comum demorou para se dar conta de que o único lugar seco e seguro era um pedestal de acrílico na outra borda. Já o que foi alimentado com o missô encontrou rapidamente o alvo no tanque com água, onde pode descansar. Em outras palavras, o ratinho ficou mais esperto, provavelmente porque o seu intestino estava mais limpo que o do outro!!!!! 

Dizem que os intestinos são nosso segundo cérebro, pois possuem tantos neurônios como nossa medúla óssea (responsável diretamente pelo nosso sistema neuronal) e como o missô é rico em antioxidantes, ele faz essa limpeza nos radicais livres no trato digestivo, o que inclui a limpeza dos intestinos, e nesse caso, dos radicais livres que estão nele por causa dos açúcares brancos, estimulantes, tóxicos (alimentos transgênicos ou com agrotóxicos & os próprios pensamentos). A própria fala "fulano é enfezado" quer dizer que "fulano é cheio de fezes", isto é, o intestino dessa pessoa está cheio de fezes fermentadas pois demoraram a sair.

Você pode ver mais sobre essa questão do intestino nesse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=I6WAth2n51k


Em 1945, os americanos jogaram bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagazaki. Milhares de pessoas morreram instantaneamente. Outras, meses ou anos depois, pelos efeitos da radiação. Mas muitos médicos e enfermeiros que socorreram os sobreviventes não foram afetados. Sempre se desconfiou que um dos motivos era a pasta de soja, usada para fazer a sopa, o popular missoshiro no Japão. Há pouco tempo, a ciência encontrou a explicação. 

“Substâncias presentes no missô ajudam prevenir a morte celular provocada pela radiação. Logo após o acidente de Chernobyl, o missô foi exportado para a Rússia como uma forma de prevenção”, contou Kenji Okajima.


Essa última parte em azul eu copiei do site YogaChiKung nesse endereço aqui: http://www.yogachikung.com.br/alimentacao/propriedades-de-alguns-alimentos/propriedades-e-beneficios-do-misso e só digo uma coisa: PASSADA!





Pronto gente!


Espero que tenham curtido e que gostem, e se sentirem possam experimentar esse novo sabor & alimento maravilhoso pois nutritivo!

Se você é dessxs que tem interesse pela Medicina Chinesa, pode gostar desse post: 7 Verdades da Medicina Chinesa, é massa!

aqui para ver o que aprendi em 2 anos de vegetarianismo +++ receitinhas no post! 


BeijAUMMMMMM!


Namaste!